- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Fórum APEC: especialista aponta que não haverá progresso se EUA não mudarem sua política externa

© AP Photo / Alex BrandonPresidentes da China e dos EUA, Xi Jinping (à esquerda) e Joe Biden, durante reunião bilateral à margem da cúpula do G20 na Indonésia, em 14 de novembro de 2022
Presidentes da China e dos EUA, Xi Jinping (à esquerda) e Joe Biden, durante reunião bilateral à margem da cúpula do G20 na Indonésia, em 14 de novembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 11.11.2023
Nos siga no
Espera-se que durante a 30ª reunião dos líderes do Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC, na sigla em inglês), que se realizará de 11 a 17 de novembro na Califórnia, seja promovido um maior entendimento e cooperação entre as forças produtivas que compõem o bloco, apontam especialistas ouvidos pela Sputnik.
Um dos temas que mais interesse suscita na véspera da reunião em São Francisco é a participação do presidente chinês Xi Jinping e o encontro bilateral com seu homólogo norte-americano, Joe Biden.
Vale recordar que os laços entre Washington e Pequim têm se deteriorado desde a guerra tarifária iniciada pelos Estados Unidos durante a presidência de Donald Trump.
Além disso, Washington reforçou a sua estratégia militar na zona do Indo-Pacífico e segue travando uma guerra tecnológica contra a China, proibindo as suas empresas e as de seus aliados de vender microchips ao gigante asiático.
O chefe do Departamento de Estudos do Pacífico do Centro Universitário de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Guadalajara, professor Dagoberto Amparo Tello, em conversa com a Sputnik disse que é necessário que haja uma aproximação entre os dois líderes, porque as tensões criaram incerteza na região da Ásia-Pacífico.
Nesse sentido, ele observou que há expectativas de que as divergências sejam atenuadas e que se promova um maior entendimento sobre questões que possam limitar o crescimento econômico e a cooperação bilateral.
Joe Biden, presidente dos EUA, sai da Igreja Católica St. Edmond em Rehoboth Beach, Delaware, EUA, 21 de outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 22.10.2023
Panorama internacional
Biden defende 'nova ordem mundial' porque o mundo 'está em um ponto de virada na história'

Não se esperam resultados substanciais

Por sua vez, o especialista em Ciências Políticas e Administração Pública da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM) Sebastián Diego Delgado Dávila assegurou que os membros do APEC constituem o motor da economia mundial desde os últimos anos.
As 21 economias que compõem o APEC representam quase 40% da população mundial e cerca de 50% do comércio mundial, de acordo com o órgão multilateral.
Delgado Dávila considerou que a reunião bilateral entre o presidente chinês Xi Jinping e seu homólogo norte-americano Joe Biden é uma tentativa interessante de "virar a página". No entanto, ele referiu que não considera possível uma declaração conjunta ou um resultado substancial.

"Creio que eles vão tentar cobrir uma vasta gama de questões, ou seja, os conflitos no Oriente Médio, o conflito na Ucrânia, um pouco da Coreia do Norte, Taiwan e do oceano Índico [...]", acrescentou o acadêmico.

Por fim, o especialista referiu que, se os EUA não derem uma reviravolta drástica à sua política externa em relação à China, país que eles consideram um rival e até mesmo uma ameaça, para Pequim haverá continuidade da guerra comercial iniciada por Trump.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала