- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Israel negou reféns oferecidos pelo Hamas 5 dias antes de operação terrestre começar, revela mídia

© AP Photo / Atef SafadiPrimeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, participa da reunião semanal do gabinete. Jerusalém, 3 de janeiro de 2023
Primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, participa da reunião semanal do gabinete. Jerusalém, 3 de janeiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 09.11.2023
Nos siga no
De acordo com a mídia britânica, o premiê israelense, Benjamin Netanyahu, antes de iniciar a operação terrestre das Forças de Defesa de Israel (FDI), recusou uma proposta de cessar-fogo de cinco dias em troca de reféns detidos pelo Hamas.
Em publicação do jornal The Guardian, fontes internas relataram que Netanyahu recusou a oferta na fase inicial das negociações, depois do ataque do Hamas ao país. As tentativas de conversa continuaram após o início da ofensiva terrestre, em 27 de outubro, mas o primeiro-ministro israelense continuou a adotar uma linha dura, recusando-se a negociar reféns, que foram oferecidos.

"O acordo original previa a libertação de crianças, mulheres, idosos e reféns doentes em troca de um cessar-fogo de cinco dias, mas o governo israelense rejeitou, demonstrando a sua recusa em receber reféns e lançando uma operação ofensiva terrestre", revela o material.

Uma das fontes disse à reportagem que Israel exigiu que o Hamas fornecesse uma lista completa dos reféns detidos em Gaza. "O Hamas respondeu que não poderia fornecer a lista a menos que houvesse uma pausa nos combates, já que se estimava que 240 reféns estavam detidos por diversas unidades e em diferentes locais de Gaza", afirmou o relatório.
Como observa a publicação, isso sugere que nem mesmo os líderes do Hamas sabem quantos reféns estão presos e onde exatamente se encontram.
Médico palestino trata feridos após bombardeio israelense no hospital Al-Shifa. Gaza, 23 de outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 09.11.2023
Panorama internacional
'Colapso inevitável': agressão israelense tenta matar qualquer vida na Faixa de Gaza, diz médico
Outra fonte disse que o Hamas inicialmente exigiu a troca de prisioneiros, além de combustível e outros suprimentos em troca de israelenses detidos, "mas essas exigências foram rejeitadas, mesmo com o Hamas solicitando que, pelo menos, cessassem os ataques aéreos".
Corpos de pacientes mortos após bombardeio em hospital que deixou pelo menos 500 mortos. Faixa de Gaza, 17 de outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 09.11.2023
Panorama internacional
Sem combustível, Hospital Batista al-Quds, em Gaza, encerra atividades essenciais
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала