- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Sem combustível, Hospital Batista al-Quds, em Gaza, encerra atividades essenciais

© AP Photo / Abed KhaledCorpos de pacientes mortos após bombardeio em hospital que deixou pelo menos 500 mortos. Faixa de Gaza, 17 de outubro de 2023
Corpos de pacientes mortos após bombardeio em hospital que deixou pelo menos 500 mortos. Faixa de Gaza, 17 de outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 09.11.2023
Nos siga no
O Hospital Batista al-Quds, na cidade de Gaza, anunciou na quarta-feira (8) que encerrou vários serviços essenciais prestados pela unidade, dentre os quais as cirurgias, segundo o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA).
Com isso, a energia limitada servirá apenas para os refugiados que se abrigam nas instalações da unidade de saúde. A unidade hospitalar estava funcionando, até essa quarta-feira (8), com combustível para apenas duas horas de eletricidade por dia.

''O Hospital Batista al-Quds, na cidade de Gaza, anunciou que o seu gerador principal tinha sido desligado e que utilizava um gerador menor para reduzir o consumo de combustível. Como resultado, a enfermaria cirúrgica, a unidade de geração de oxigênio e a enfermaria de ressonância magnética tiveram que fechar'', diz o informe.

Pessoas esperam do lado de fora do hospital Al-Quds, na cidade de Gaza, em 29 de outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 08.11.2023
Panorama internacional
Hospital Al-Quds, em Gaza, reduz número de cirurgias em meio à escassez de combustível
O escritório da Organização das Nações Unidas (ONU) acrescentou que as áreas próximas desse hospital foram bombardeadas. “Bombardeio intenso causou danos significativos ao edifício, ferimentos em pacientes e em dezenas de pessoas deslocadas internamente”, informou a Sociedade do Crescente Vermelho Palestino, organização humanitária que atua na Palestina.

Hospitais Al-Rantisi e Al-Nasr deixaram de funcionar

Nesta quinta-feira (9), o porta-voz do Ministério da Saúde de Gaza, Ashraf al-Qudra, informou à imprensa sobre a situação das instalações de saúde da região, assim como o número de evacuados, deslocados e ataques de Israel.
Segundo a última atualização de Ashraf al-Qudra, realizada no maior complexo médico de Gaza, o Hospital Al-Shifa, as Forças de Defesa de Israel "intensificaram o ataque aos médicos de Gaza".
Além disso, foi anunciado que "todos os serviços do hospital infantil Al-Rantisi e do hospital Al-Nasr deixaram de funcionar por completo".
Pacientes em hospital de campanha montado em ginásio da cidade de Santo André, na grande São Paulo, 9 de julho de 2020 - Sputnik Brasil, 1920, 07.11.2023
Panorama internacional
Emirados Árabes montarão um hospital de campanha na Faixa de Gaza

Escassez

Devido à escassez de combustível, a Sociedade do Crescente Vermelho Palestino anunciou ontem (8) que o Hospital Batista al-Quds, em Gaza, reduziu o número de cirurgias para poupar energia, colocando em risco vários pacientes.
Em relato anterior, a Sociedade do Crescente Vermelho Palestino já havia constatado que todas as estradas para o hospital estavam bloqueadas devido aos bombardeios israelenses, o que prejudicava a chegada de insumos básicos, combustível e até de médicos, que não tinham como viajar até as vítimas.
Agora as consequências dos ataques se transformaram em uma dificuldade concreta: a de atender minimamente os pacientes que se encontram no hospital, conforme o relato da organização na rede social X (antigo Twitter).

"Nessa quarta-feira [8], o hospital está reduzindo a maior parte de suas operações para usar racionalmente o combustível e fornecer um nível mínimo de serviços médicos", diz a nota publicada.

Na postagem, consta a informação de que o gerador principal do hospital foi desligado, assim como o sistema de oxigênio. Agora, o Hospital Batista al-Quds depende de cilindros individuais de oxigênio para os internados. Comboios com insumos médicos também foram atacados por Israel, o que é denunciado no comunicado.
Palestinos esperam para chegar ao Egito a partir do posto de controle de Rafah, na Faixa de Gaza, em 1º de novembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 02.11.2023
Panorama internacional
Pelo menos 620 pessoas, incluindo as com dupla cidadania, podem deixar a Faixa de Gaza por Rafah
A sociedade acrescenta que, diante da escassez de combustível, foi introduzido um "calendário de eletricidade", dentro do qual o hospital só faz uso de energia elétrica por duas horas ao dia.
Anteriormente, as Forças de Defesa de Israel (FDI) admitiram ter atingido um edifício perto do hospital, alegando que a instalação continha membros do movimento palestino Hamas. Danos foram causados à instalação de saúde, deixando pacientes feridos.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала