Cientistas revisam previsão de colisão com estrela errante que ameaça a Terra

© Foto / Gabriel Pérez Díaz, SMM (IAC)Impressão artística da super-Terra em órbita ao redor da estrela anã vermelha GJ-740
Impressão artística da super-Terra em órbita ao redor da estrela anã vermelha GJ-740 - Sputnik Brasil, 1920, 08.11.2023
As pessoas que vão viver no ano 31023 ficarão felizes em saber que as previsões de destruição planetária foram muito exageradas.
Astrônomos estão revisando as previsões de que uma estrela errante pode acabar com a vida como a conhecemos daqui a 29 mil anos.
As descobertas foram publicadas no início deste ano relativamente à estrela WD 0810-353, uma anã branca. Pesquisas anteriores, baseadas em observações do telescópio Gaia da Agência Espacial Europeia, sugeriram que a estrela poderia estar se movendo em nossa direção.
Embora não atinja diretamente a Terra, os pesquisadores especularam que o corpo celeste poderia passar perto o suficiente do nosso Sistema Solar para perturbar a nuvem de Oort, enviando alguns de seus cometas e detritos gelados em nosso caminho.
Os cientistas estão agora reconsiderando essa conclusão depois de levar em conta o campo magnético da estrela. Uma observação mais detalhada da anã branca revelou que ela tem um campo magnético excepcionalmente grande.
Os pesquisadores determinaram que as descobertas baseadas em observações do telescópio Gaia eram imprecisas, com a luz emitida pela estrela distorcida por seu campo magnético. Isso levou os cientistas a concluir que a estrela provavelmente não está indo em direção ao nosso Sistema Solar.
O sol emitiu uma explosão de classe M (nível moderado) no dia 25 de setembro de 2011 que enviou uma nuvem de plasma acima do Sol, mas boa parte dela pareceu cair de volta para a fonte de lançou - Sputnik Brasil, 1920, 10.06.2023
'Fogo em vez do céu': cientista explica quando e como o Sol se apagará
As descobertas sugerem um adiamento, pelo menos, por mais cinco bilhões de anos. Nessa data longínqua, os astrônomos dizem que nosso Sol ficará sem hidrogênio, inchando em uma gigante vermelha que engolirá a Terra e os outros planetas do nosso Sistema Solar.
A sobrevivência da humanidade nesse ponto pode depender de termos sido capazes de colonizar outros planetas. Até lá, o importante é sobreviver o tempo suficiente para superar ameaças mais imediatas, como as mudanças climáticas.