DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Telescópio James Webb revela imagens sem precedentes da nebulosa do Anel (FOTOS)

© Foto / NASA/JPL-CaltechNebulosa de Hélix, localizada na constelação de Aquário a aproximadamente 650 anos-luz da Terra
Nebulosa de Hélix, localizada na constelação de Aquário a aproximadamente 650 anos-luz da Terra - Sputnik Brasil, 1920, 05.08.2023
Nos siga no
O telescópio espacial James Webb (JWST, na sigla em inglês) revelou imagens deslumbrantes da nebulosa do Anel, mostrando como nunca antes detalhes do objeto distante.
A nebulosa planetária, conhecida como Messier 57 (M57), se localiza na constelação de Lira a aproximadamente 2.200 anos-luz de distância e tem sido retratada como um olho verde e roxo hipnotizante no cosmos.

"Estamos maravilhados com os detalhes nas imagens, melhores do que alguma vez vimos. Sempre soubemos que as nebulosas planetárias eram bonitas. O que vemos agora é espetacular", disse Albert Zijlstra, professor de Astrofísica da Universidade de Manchester.

© Foto / NASA/ESA/CSA/Institute for Earth and Space Exploration/JWST Ring Nebula Imaging Project / Ring NebulaO interior do anel é preenchido com gás quente. A estrela que ejetou todo este material é visível no centro
O interior do anel é preenchido com gás quente. A estrela que ejetou todo este material é visível no centro
 - Sputnik Brasil, 1920, 05.08.2023
O interior do anel é preenchido com gás quente. A estrela que ejetou todo este material é visível no centro
Os astrônomos estão particularmente entusiasmados com os dados recebidos do telescópio porque eles oferecem uma visão sem precedentes da vida e da morte das estrelas. A nebulosa do Anel é o remanescente de uma estrela anã branca, o seu núcleo e orientação única permitem aos astrônomos estudar seu funcionamento interno a partir do nosso ponto de vista no Sistema Solar.
As observações da nebulosa também fornecem um vislumbre do que pode ocorrer no futuro com o nosso Sol. À medida que as estrelas semelhantes ao Sol esgotam seu combustível nuclear, elas passam por uma série de transformações que posteriormente levam à criação de nebulosas planetárias como M57.
"As imagens de alta resolução não só mostram os detalhes intricados da camada exterior em expansão da nebulosa, mas também revelam a região interior em torno da anã branca central com uma clareza primorosa."
© Foto / NASA/ESA/CSA/Institute for Earth and Space Exploration/JWST Ring Nebula Imaging Project / Outer Halo 1Imagem detalhada da parte sul do halo exterior, a parte fora do anel principal.
Imagem detalhada da parte sul do halo exterior, a parte fora do anel principal - Sputnik Brasil
1/2
Imagem detalhada da parte sul do halo exterior, a parte fora do anel principal.
© Foto / NASA/ESA/CSA/Institute for Earth and Space Exploration/JWST Ring Nebula Imaging Project / CLUMPSVista de perto de parte da nebulosa mostra que o anel consiste de um grande número de pequenos aglomerados.
Vista de perto de parte da nebulosa mostra que o anel consiste de um grande número de pequenos aglomerados - Sputnik Brasil
2/2
Vista de perto de parte da nebulosa mostra que o anel consiste de um grande número de pequenos aglomerados.
1/2
Imagem detalhada da parte sul do halo exterior, a parte fora do anel principal.
2/2
Vista de perto de parte da nebulosa mostra que o anel consiste de um grande número de pequenos aglomerados.
As imagens do JWST possibilitam que os cientistas aprofundem o conhecimento dos processos de evolução estelar, permitindo que obtenham informações valiosas sobre o nascimento e a morte das estrelas.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала