- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

'Brasileiros podem deixar Faixa de Gaza até o fim de semana', diz fonte à Sputnik Brasil

© Foto / Gov br / FABAvião presidencial já no aeroporto de Roma, à espera de autorização para o resgate de brasileiros em Gaza, em 13 de outubro de 2023
Avião presidencial já no aeroporto de Roma, à espera de autorização para o resgate de brasileiros em Gaza, em 13 de outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 08.11.2023
Nos siga no
Especiais
"Os brasileiros que aguardam repatriação podem deixar a Faixa de Gaza até o final desta semana. Não há uma data certa. Mas o governo está fazendo esforços duros para trazê-los o quanto antes", afirmou fonte ligada ao Itamaraty à Sputnik Brasil.

A fonte continuou: "Há esforços sendo feitos para que o governo brasileiro consiga trazê-los nesta quinta-feira [9], mas não é uma data certa. Não há como frisar uma data se ainda há acordos acontecendo".

Após um grupo de 34 brasileiros que está na Faixa de Gaza ter ficado fora da lista de cidadãos que regressariam ao país de origem nesta quarta-feira (8), os integrantes receberam uma mensagem da Embaixada do Brasil afirmando que a saída do território deve acontecer nesta quinta-feira (9).
Palestinos buscam parentes após bombardeio israelense em Rafah. Faixa de Gaza, 7 de novembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 07.11.2023
Panorama internacional
Nova lista de estrangeiros autorizados a deixar Gaza é publicada; brasileiros ficam de fora

Brasileiros sofrem

Em relato exclusivo à Sputnik Brasil, a brasileira residente da Faixa de Gaza Shahd al-Banna, de 18 anos, contou como o bloqueio e os ataques aéreos israelenses vêm afetando a sua vida e a dos demais moradores da região, privando-os de água, comida, luz e, principalmente, segurança.

"Em Gaza não há um lugar seguro. Os bombardeios não param, em todo lugar. O tempo todo temos entes que morrem. Agora já são 12 mil pessoas que morreram [em Gaza, os números confirmados são de 10.569 mortes], a maioria são crianças. Eu sei que algumas amigas minhas não conseguiram sair do norte, e agora eu não tenho informações. Tento ligar para elas, mas não há rede, cortaram a conexão, infelizmente", relata.

O drama e a luta para sobreviver são acentuados por conta de um bloqueio marítimo, aéreo e terrestre por parte de Israel, que afeta os quase 3 milhões de residentes da Faixa de Gaza.
"Não temos uma rotina exata. A rotina é esperar sair daqui. Estamos sem gás e sem água mineral. Internet e luz já não temos há um tempão. Eu tô sentindo muita saudade de beber água limpa, você não tem noção. É ruim beber água salgada, é muito ruim", completa Shahd.
Shahd al-Banna, jovem brasileira residente de Gaza - Sputnik Brasil, 1920, 07.11.2023
Panorama internacional
'Cheiramos muito fósforo branco, estão nos matando', diz brasileira em Gaza à Sputnik (VÍDEOS)

Aguardando autorização

O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, disse na última sexta-feira (3) que os brasileiros que aguardam o aval para deixar Gaza receberiam a liberação hoje (8). Conforme o chanceler brasileiro, a garantia veio de seu homólogo isralense, Eli Cohen.
De acordo com a Agência Brasil, os 34 brasileiros estão abrigados nas cidades de Khan Yunis e Rafah, que ficam próximo à fronteira com o Egito. Ainda conforme a mídia, o Itamaraty afirmou que o resgate vai compreender desde a saída dos cidadãos da Faixa de Gaza — oferecendo ônibus para transporte, alimentação e medicamentos — até o embarque no Aeroporto Internacional do Cairo, onde um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) aguarda os brasileiros.

Esforços do governo brasileiro

Na sexta-feira (3), uma nova lista com nomes de 571 estrangeiros autorizados a deixar a Faixa de Gaza foi divulgada. Entre eles, nenhum brasileiro.
Desse total, 367 eram estadunidenses e outros 127 eram britânicos. Havia pessoas ainda da Alemanha, da Itália, da Indonésia e do México, informou a representação do Brasil em Ramallah, na Cisjordânia.
Em resposta enviada à Sputnik Brasil, o Itamaraty sinalizou que brasileiros não entraram nessa leva, mas que o governo federal segue trabalhando para agilizar a saída deles da Faixa de Gaza.
"Os brasileiros não estão na lista divulgada há algumas horas. O Brasil segue fazendo gestões de alto nível para agilizar a saída dos brasileiros", afirmou o Itamaraty.

Quem está deixando Gaza através da passagem de Rafah?

Informações da Al Jazeera dão conta de que entre, principalmente, norte-americanos, canadenses, franceses, egípcios e jordanianos, centenas de pessoas já conseguiram deixar a Faixa de Gaza através da passagem de Rafah desde o dia 7 de outubro.
Menino palestino ferido chora enquanto socorristas tentam retirá-lo dos escombros de um edifício destruído após um ataque aéreo no campo de refugiados de Bureij. Faixa de Gaza, 2 de novembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 08.11.2023
Notícias do Brasil
'Insanidade governa conflito em Gaza', diz ministro dos Direitos Humanos
Na última terça-feira (7), segundo a mídia, 80 canadenses tiveram o nome publicado na lista entre os mais de 400 que estão para deixar o enclave. Os Estados Unidos, por sua vez, já conseguiram autorização para mais de 400 norte-americanos saírem de Gaza desde o início da guerra, segundo a confirmação de um porta-voz do país.
O Ministério das Relações Exteriores da França, de acordo com a agência, conseguiu a liberação para mais de 100 franceses. Uma fonte da segurança egípcia disse que 100 cidadãos do país deixaram o enclave pela passagem de Rafah. Já o Ministério das Relações Exteriores da Jordânia atualizou que 262 jordanianos, de um total de 569 que estavam em Gaza, já deixaram o local.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала