- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

'Insanidade governa conflito em Gaza', diz ministro dos Direitos Humanos

© AP Photo / Mohammed DahmanMenino palestino ferido chora enquanto socorristas tentam retirá-lo dos escombros de um edifício destruído após um ataque aéreo no campo de refugiados de Bureij. Faixa de Gaza, 2 de novembro de 2023
Menino palestino ferido chora enquanto socorristas tentam retirá-lo dos escombros de um edifício destruído após um ataque aéreo no campo de refugiados de Bureij. Faixa de Gaza, 2 de novembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 08.11.2023
Nos siga no
O Ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania do Brasil, Silvio Almeida, disse nesta quarta-feira (8) que o que está acontecendo na Faixa de Gaza é uma violação do direito humanitário internacional, e que pela primeira vez a comunidade internacional está assistindo a crimes de guerra ao vivo.
A declaração do ministro foi dada durante entrevista a emissoras de rádio durante o programa Bom dia, Ministro, do canal oficial do governo brasileiro.
O chefe da pasta brasileira pontou que "a insanidade está governando o conflito entre Israel e o grupo extremista islâmico Hamas na Faixa de Gaza", onde, segundo ele, "estamos vivenciando pela primeira vez, acho, na história e ao vivo, crimes de guerra".

"A partir do momento em que se impede o acesso à energia elétrica e água, a partir do momento em que se bombardeia ambulâncias e campos de refugiados, estamos diante de uma situação que é inaceitável. Uma prática inaceitável. Assim como a gente não pode confundir grupos e o grupo Hamas especificamente com o povo palestino e a causa palestina, uma causa fundamental", pontuou.

Silvio Almeida reforçou que a Constituição brasileira repudia o terrorismo e preza a paz, o entendimento pacífico em conflitos e também a autodeterminação dos povos.
O então vice-presidente dos EUA, Joe Biden, e o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, apertam as mãos no gabinete do primeiro-ministro em Jerusalém, em 9 de março de 2016 (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 07.11.2023
Panorama internacional
Biden pede a Netanyahu que pause bombardeios contra Gaza; premiê israelense descarta cessar-fogo
"Essa é a posição do governo brasileiro. É uma posição com a qual eu me alinho certamente. E é uma posição que está em linha também com aquilo que defendi durante toda a minha vida: a autodeterminação dos povos", cravou.

O ministro preconizou que o povo palestino tem direito e luta pela sua autodeterminação, assim como também o Estado de Israel existe e tem o direito de existir. "Mas o que foi praticado pelo grupo Hamas e o que faz o governo de Israel neste momento são inaceitáveis, e precisamos dar um basta nisso. Tem que haver um cessar-fogo", alvitrou.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала