- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

França vai enviar blindados ao Líbano para combater o Hezbollah

© AP Photo / Hassan AmmarSul de Beirute, Líbano, combatentes do Hezbollah carregam o caixão de seu camarada, Qassim Ibrahim Abu-Taam, que foi morto ao longo da fronteira sul do Líbano com Israel, em 6 de novembro de 2023
Sul de Beirute, Líbano, combatentes do Hezbollah carregam o caixão de seu camarada, Qassim Ibrahim Abu-Taam, que foi morto ao longo da fronteira sul do Líbano com Israel, em 6 de novembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 07.11.2023
Nos siga no
O governo da França enviará dezenas de veículos blindados para o Exército libanês, afirmou o ministro das Forças Armadas francês, Sébastien Lecornu. O objetivo seria combater a influência da organização militante xiita Hezbollah no sul do país.
Hoje, o grupo islâmico possui um poderio militar maior que o do governo do Líbano e exerce forte influência no sul do país, região que faz fronteira com Israel. Desde que se iniciaram os recentes conflitos entre as Forças de Defesa de Israel (FDI) e o grupo palestino sunita Hamas, o Hezbollah tem trocado mísseis e foguetes com as forças israelenses, mas não entrou totalmente no confronto.
Segundo o grupo, liderado por Hassan Nasrallah, Israel está mantendo cerca de um terço de seu Exército no norte por medo de uma invasão.
Manifestantes iraquianos assistem a um discurso do líder do Hezbollah do Líbano, Sayyed Hassan Nasrallah, em uma tela enquanto seguram bandeiras do Hezbollah durante um comício pró-Palestina em Basra, Iraque, 3 de novembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 05.11.2023
Panorama internacional
Medidas dos EUA para bloquear a paz em Gaza colocam o Hezbollah sob 'tremenda pressão', diz analista
"Continuaremos a nossa parceria com equipamento militar, nomeadamente para o transporte de tropas protegidas por blindados, que é fundamental para manter as patrulhas pelo país", disse Lecornu em entrevista ao jornal libanês L'Orient Le Jour.
O Líbano, cujo governo se encontra em desordem após uma forte crise econômica, também conta com forças de manutenção de paz das Nações Unidas. Cerca de 700 soldados franceses fazem parte da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (UNIFIL), criada em 1978 após a invasão israelense do país.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала