- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Irã defende solução de um Estado para a questão palestina, diz vice-presidente do Parlamento

© AP Photo / Vahid SalemiMojtaba Zonnour (ao centro), então recém-eleito para o Parlamento iraniano, caminha pela Casa legislativa durante sessão. Teerã, 29 de maio de 2016
Mojtaba Zonnour (ao centro), então recém-eleito para o Parlamento iraniano, caminha pela Casa legislativa durante sessão. Teerã, 29 de maio de 2016 - Sputnik Brasil, 1920, 01.11.2023
Nos siga no
Em declaração à Sputnik, Mojtaba Zonnour também negou que o país estivesse enviando foguetes próprios para o Hamas, caracterizando as acusações como uma "verdadeira mentira".
O vice-presidente do Parlamento iraniano, Mojtaba Zonnour, declarou que as autoridades iranianas defendem o "estabelecimento de apenas um Estado no território da Palestina e de Israel", pontuando que a população judaica terá a opção de deixá-lo ou tornar-se cidadã dele.

"Os países muçulmanos devem chegar a um acordo e tomar medidas práticas. Existem duas opções de ação. De acordo com a primeira opção, a maioria dos países árabes é a favor da criação de dois Estados independentes — Palestina e Israel. O Irã não aceita esse cenário. Temos a proposta mais simples e democrática… Aceitamos qualquer tipo de Estado e governo formado por eleições democráticas", disse Zonnour.

"Após a realização das eleições nesse novo Estado", continuou o parlamentar iraniano, "o novo governo terá que dar uma escolha aos 'antigos cidadãos de Israel' que participaram nas operações contra a Faixa de Gaza e na ocupação das terras palestinas: ficar e tornar-se cidadãos do novo Estado ou partir de lá". Zonnour também pontuou que o mesmo se aplicará aos residentes da "antiga" Palestina.
Nesta foto divulgada por um site oficial do gabinete do líder supremo iraniano, o líder supremo, aiatolá Ali Khamenei, analisa um grupo de cadetes das forças armadas durante sua cerimônia de formatura em Teerã, Irã, 10 de outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 01.11.2023
Panorama internacional
Irã alerta EUA e pede a Estados muçulmanos que cessem exportações de petróleo e alimento para Israel
"Esse é o caminho mais próximo da verdade e dos direitos de todos, tanto palestinos como judeus. Todos têm o direito a isso", completou.
Zonnour reiterou que o Irã "continuará os seus esforços destinados a estabelecer um cessar-fogo entre o Hamas e Israel". No entanto acrescentou que "essa é apenas uma medida temporária".

"A operação contra Israel pertence 100% ao Hamas. Saudaríamos uma vitória do Hamas. Estamos fornecendo — e continuaremos a fornecer — qualquer ajuda não material que pudermos e quaisquer ações no cenário internacional, seja por agitação entre os países do mundo muçulmano ou qualquer outra coisa. […] mas dizer que os foguetes usados ​​pelo Hamas são iranianos é uma verdadeira mentira", completou.

Em 7 de outubro, o Hamas lançou um ataque-surpresa com foguetes, em grande escala, contra Israel a partir da Faixa de Gaza e rompeu a fronteira do país, assassinando e raptando pessoas nas comunidades israelenses vizinhas.
Em resposta, Israel lançou ataques contínuos, que duram até o momento, e ordenou o bloqueio total da Faixa de Gaza, onde vivem mais de 2 milhões de pessoas, cortando o fornecimento de água, alimentos e combustível. A escalada do conflito resultou na morte de cerca de 1,4 mil pessoas em Israel e quase 9 mil na Faixa de Gaza, sendo mais de 70% delas crianças, mulheres e idosos, de acordo com o Ministério da Saúde da Palestina.
Segundo o jornal Al Arabiya, Israel já usou mais de 24 toneladas de explosivos contra a Faixa de Gaza.
Palestinos procuram sobreviventes após o bombardeio israelense em Deir al-Balah. Faixa de Gaza, 22 de outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 01.11.2023
Panorama internacional
Seymour Hersh: Israel não vai parar de bombardear Gaza até que destrua 65% dos túneis do Hamas
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала