- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Guatemala: tribunal oficializa resultado das eleições e marca data de posse do novo presidente

© AP Photo / Moises CastilloO presidente eleito da Guatemala, Bernardo Arévalo, durante a conferência de imprensa para denunciar um golpe de Estado em curso. Cidade da Guatemala, 1º de setembro de 2023
O presidente eleito da Guatemala, Bernardo Arévalo, durante a conferência de imprensa para denunciar um golpe de Estado em curso. Cidade da Guatemala, 1º de setembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 31.10.2023
Nos siga no
Após semanas de protestos populares pela garantia dos resultados das eleições de agosto, o Tribunal Supremo Eleitoral (TSE) da Guatemala oficializou os resultados e marcou para meados de janeiro a posse do presidente eleito, Bernardo Arévalo.
O decreto, divulgado nas redes sociais do tribunal nesta terça-feira (31), determina a posse dos deputados eleitos em 14 de janeiro de 2024 e a posse presidencial no dia seguinte (15).
No início deste mês, organizações de povos originários e setores populares da Guatemala iniciaram protestos e bloqueios de estradas em vários pontos do país para defender os resultados da eleição presidencial de 20 de agosto, que consagrou Bernardo Arévalo.
As paralisações começaram após membros do Ministério Público guatemalteco apreenderem dezenas de urnas e atas eleitorais na sede do TSE, na última semana de setembro.
O processo de transferência de poder começou no dia 4 de setembro, com a presença do atual presidente, Alejandro Giammattei, e de Arévalo, mas foi interrompido na semana seguinte, após denúncias sobre as supostas manobras do MP para alterar a vontade popular expressa nas urnas.
Bloqueio de estradas na Guatemala em paralisação Nacional pela Democracia - Sputnik Brasil, 1920, 17.10.2023
Panorama internacional
Guatemala: protesto em defesa de resultado das eleições termina com 1 morte e vários feridos
Em setembro, a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) solicitou medidas de proteção ao presidente eleito, devido a práticas consideradas antidemocráticas por parte do Ministério Público, na tentativa de suspender o registro do partido de Arévalo, Movimento Semente, sob a acusação de inscrição irregular, e assim impugnar sua candidatura.
Bernardo Arévalo ficou em segundo lugar nas eleições gerais de 25 de junho, entre 22 candidatos, e venceu no segundo turno, em 20 de agosto, com 60,91% dos votos válidos, uma vantagem de 20 pontos sobre a candidata Sandra Towers.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала