- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Presidente eleito da Guatemala denuncia golpe de Estado em curso

© AP Photo / Moises CastilloO presidente eleito da Guatemala, Bernardo Arévalo, durante a conferência de imprensa para denunciar golpe de Estado em curso. Cidade da Guatemala, 1º de setembro de 2023
O presidente eleito da Guatemala, Bernardo Arévalo, durante a conferência de imprensa para denunciar golpe de Estado em curso. Cidade da Guatemala, 1º de setembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 01.09.2023
Nos siga no
Declaração é dada após a Comissão Interamericana de Direitos Humanos pedir medidas de proteção a Bernardo Arévalo e exortar autoridades a respeitarem o resultado das urnas.
O presidente eleito da Guatemala, Bernardo Arévalo, denunciou nesta sexta-feira (1º) que há um golpe de Estado em curso no país, promovido por políticos e funcionários corruptos que buscam quebrar a ordem constitucional e violar a democracia, ignorando o resultado das eleições de 20 de agosto.

"Estamos a assistir a um golpe de Estado em curso, em que o aparelho de Justiça é utilizado para violar a própria Justiça, zombando da vontade popular expressa livremente nas urnas em 20 de agosto", sublinhou Arévalo, em conferência de imprensa.

Pouco menos de duas semanas após as eleições presidenciais, o país já enfrenta confrontos políticos de grande escala. Em 24 de agosto, apenas quatro dias após vencer as eleições, Arévalo disse ser alvo de um plano de assassinato. A declaração do presidente eleito foi dada pouco após a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) pedir às autoridades do país medidas cautelares de proteção a Arévalo e à futura vice-presidente, Karen Herrera.
Moradores gesticulam e seguram uma bandeira nacional do Gabão enquanto comemoram em Libreville, em 30 de agosto de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 31.08.2023
Panorama internacional
Gabão vive 'tomada militar sem derramamento de sangue': o que se sabe até agora sobre golpe?
Na última quinta-feira (31), a comissão divulgou uma nota exortando as autoridades da Guatemala a respeitarem o resultado das urnas. A nota destaca a suspensão do registro de pessoa jurídica do partido de Arévalo pelo tribunal superior eleitoral do país, oito dias após sua vitória nas urnas.

"A CIDH observa com preocupação a decisão de suspender o registro do Semilla, que violaria um amparo provisório emitido pela Corte Constitucional e teria o objetivo de impedir a posse de membros do partido eleitos para a presidência e vice-presidência da República e outros cargos públicos. Da mesma forma, [a suspensão do registro] teria sido ordenada sem cumprir os fundamentos e o processo estabelecidos na Lei Eleitoral e dos Partidos Políticos, o que poderia restringir arbitrariamente a liberdade de associação e os direitos políticos", diz a nota.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала