- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Taiwan é expulso de organismo internacional da América Central

© AP Photo / Chiang Ying-yingBandeira de Taiwan é baixada durante cerimônia na Sala Memorial da Praça da Liberdade de Chiang Kai-shek, Taipé, Taiwan, 30 de julho de 2022
Bandeira de Taiwan é baixada durante cerimônia na Sala Memorial da Praça da Liberdade de Chiang Kai-shek, Taipé, Taiwan, 30 de julho de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 23.08.2023
Nos siga no
O Parlamento Centro-Americano (Parlacen) votou para expulsar Taiwan como observador permanente – uma posição que ocupava desde 1999 – e substituí-lo por Pequim, citando a falta de soberania de Taipé no âmbito do direito internacional.
O Parlacen é formado pela Nicarágua, Guatemala, El Salvador, Honduras, Panamá e República Dominicana. A decisão foi adotada durante a sessão do órgão na capital nicaraguense, Manágua, na segunda-feira (21).
Um grupo de legisladores nicaraguenses propôs a moção, argumentando que o status de observador de Taiwan era "ilegítimo" porque Taipé "carece do reconhecimento como um Estado soberano pelas Nações Unidas".
Os legisladores também observaram que a ONU "considera Taiwan uma província da China continental". Dos seis membros do Parlacen, apenas a Guatemala mantém atualmente laços diplomáticos formais com Taiwan.
A presidente de Honduras, Xiomara Castro, gesticula durante o lançamento do Plano Integral para o Tratamento de Extorsão e Crimes Conexos na Casa Presidencial de Tegucigalpa, 22 de novembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 15.03.2023
Panorama internacional
Honduras anuncia que restabelecerá diplomacia com China; ação implica em rompimento com Taiwan
O Ministério das Relações Exteriores de Taiwan qualificou a decisão para excluir a ilha autogovernada como uma "conspiração" de Pequim para pressionar Taipé. Por sua vez, o governo chinês considera Taiwan como seu território e saudou a "decisão correta do Parlacen".
Em 1971, a ONU votou para expulsar Taiwan e "restaurar" o governo comunista em Pequim como o único representante da China na organização. Desde então, a maioria dos países manteve o princípio de Uma Só China, abstendo-se de estabelecer laços formais com Taiwan. Pequim, no entanto, tem acusado os EUA de violar essa política vendendo armas para Taipé e se intrometendo nos assuntos internos da China.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала