- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Guatemala: protesto em defesa de resultado das eleições termina com 1 morte e vários feridos

© AP Photo / Santiago BillyBloqueio de estradas na Guatemala em paralisação Nacional pela Democracia
Bloqueio de estradas na Guatemala em paralisação Nacional pela Democracia - Sputnik Brasil, 1920, 17.10.2023
Nos siga no
Manifestações e bloqueios de estrada começaram no dia 2 de outubro, após ações do Ministério Público de impedir a posse do presidente eleito, Bernardo Arévalo, marcada para janeiro de 2024.
Uma pessoa morreu e várias ficaram feridas em uma das manifestações que vêm ocorrendo há cerca de duas semanas na Guatemala, contra ações do Poder Judiciário e do Ministério Público de impedir a posse do presidente eleito, Bernardo Arévalo. O manifestantes pedem a renúncia da procuradora-geral, Consuelo Porras.
A morte foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros Voluntários nas redes sociais e as informações são de que houve confronto entre manifestantes que bloqueavam uma das estradas e caminhoneiros insatisfeitos com a paralisação.
O Ministro do Interior, David Napoleón Barrientos, renunciou após a informação da primeira morte ocasionada pela crise.

O presidente eleito condenou a violência em sua página do X (anteriormente Twitter) e exigiu "que as autoridades garantam a segurança daqueles que manifestam pacificamente e que esse ato não fique impune".

Protestos na Guatemala em prol dos resultados das eleições de agosto de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 02.10.2023
Panorama internacional
Protestos na Guatemala bloqueiam estradas em defesa do resultado da eleição presidencial
Os manifestantes responsabilizam o Ministério Público (MP) de atentar contra a democracia, depois que promotores levaram do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) os documentos originais com resultados das eleições deste ano, em 30 de setembro.
O atual presidente da Guatemala, Alejandro Giammattei, reuniu-se com lideranças indígenas, na última sexta-feira, mas as tensões continuaram, quando ele afirmou que não poderia atender à exigência de destituir os funcionários do Ministério Público responsáveis por pegar documentos no Tribunal.
A transição eleitoral está conturbada desde a vitória nas urnas de Arévalo. Em 24 de agosto, apenas quatro dias após vencer as eleições, ele declarou ser alvo de um plano de assassinato e a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) pediu às autoridades do país medidas cautelares de proteção ao presidente eleito e sua vice-presidente, Karen Herrera. O pedido ocorreu devido a práticas consideradas antidemocráticas por parte do MP, na tentativa de suspender o registro do partido do presidente eleito, Movimento Semente, sob a acusação de inscrição irregular, e assim impugnar sua candidatura.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала