- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Ex-chefe de gabinete de Zelensky o define como 'ditador'

© AP Photo / Genya SavilovPresidente ucraniano, Vladimir Zelensky se encontra com o secretário de Estado dos EUA em Kiev, em 8 de setembro de 2022
Presidente ucraniano, Vladimir Zelensky se encontra com o secretário de Estado dos EUA em Kiev, em 8 de setembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 31.10.2023
Nos siga no
Aleksei Arestovich, ex-chefe de gabinete de Vladimir Zelensky, descreveu o presidente ucraniano como "ditador", em relação à forma como tem reagido à operação militar especial russa desde seu início, em fevereiro de 2022.
"Primeiro alguém se comporta como um ditador e, em vez de seguir o caminho normal do desenvolvimento acelerado, opta pela estagnação. Então alguém gera corrupção massiva. Então alguém gera ódio por qualquer opinião diferente da sua", disse o ex-assessor em sua conta no X (antigo Twitter).
Presidente da Ucrânia, Vladimir Zelensky, durante coletiva de imprensa com o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel (fora da foto), em Kiev, 20 de abril de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 30.10.2023
Operação militar especial russa
Zelensky se sente traído pelos aliados ocidentais, revela mídia
Arestovich fez a publicação em resposta a um artigo da revista Time, escrito pelo correspondente Simon Shuster, que aborda o isolamento do líder ucraniano, intitulado "Ninguém acredita na nossa vitória como eu".

"E então — um ano e meio depois — chega o outono, tanto nas relações com o Ocidente como com o nosso próprio povo. E não importa o quanto você negue a realidade, ela não desaparece."

Para ele, o texto publicado pela Time revela "uma imagem desagradável e vagamente familiar", de "um ditador abandonado por todos, vagando pelos becos do bunker, sem vontade de encarar a realidade e exclamando histericamente sobre uma vitória rápida que não consegue alcançar".

"Um líder autoritário a quem as pessoas ao seu redor têm medo de dizer a verdade. Não, esse não é um paralelo direto com Hitler. Falei pessoalmente com Simon várias vezes, e ele nunca traçaria tal paralelo. Mas ele é um artista brilhante e capturou claramente o momento da verdade: não se trata de paralelos, mas de padrões."

Isolamento de Zelensky

O presidente da Ucrânia, Vladimir Zelensky, "sente-se traído" pelos seus aliados ocidentais porque "eles o deixaram sem os meios para vencer a guerra, apenas com os recursos para sobreviver", disse um dos seus conselheiros no artigo da Time, publicado na segunda-feira (30).
"O mais assustador é que aquela parte do mundo se acostumou com a guerra na Ucrânia", declarou Zelensky na publicação. "O cansaço da guerra rola como uma onda. Você vê isso nos Estados Unidos, na Europa. E vemos que assim que eles começam a ficar um pouco cansados, isso se torna um espetáculo para eles."
Disparo de morteiros contra posições das Forças Armadas da Ucrânia na direção de Krasny Liman, em 17 de outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 30.10.2023
Operação militar especial russa
Clima de fracasso e desesperança na Ucrânia é relatado por mídia americana
Ele também afirmou que Kiev se opõe firmemente a qualquer trégua. Tal posicionamento tem sido criticado até mesmo por lideranças militares ucranianas, que veem a contraofensiva do país europeu como fracassada.
Vale ressaltar que repasses financeiros feitos pelos Estados Unidos têm sido cada vez menos intensos, sobretudo em meio à escalada do conflito entre Israel e o grupo palestino Hamas.

"Todos os ditadores que estão divorciados da realidade (em nome da sua fantasia) acabam da mesma forma. Esse artigo condena Zelensky à solidão e ao julgamento da história — solidão pela qual ele não tem ninguém para culpar além de si mesmo", finalizou Arestovich.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала