- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Israel bombardeia proximidades de hospital em Gaza e danifica alas, diz Autoridade Palestina

© Foto / Agência Palestina de Notícias WafaHospital de Al-Quds, na cidade de Tel al-Hawa, na Palestina em 29 de outubro de 2023
Hospital de Al-Quds, na cidade de Tel al-Hawa, na Palestina em 29 de outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 29.10.2023
Nos siga no
Explosões perto do hospital Al-Quds na Faixa de Gaza, que abriga cerca de 14 mil pessoas, foram divulgadas nas redes sociais e, segundo o Ministério do Interior palestino, uma das alas do edifício foi destruída.
Os bombardeios nas vizinhanças começaram, no início da tarde deste domingo (29), depois das ordens do governo israelense para evacuar o hospital. A organização Crescente Vermelho Palestino (PRCS, sigla em inglês), que administra o hospital, mostrou vídeos do local após os bombardeios e declarou em suas redes sociais que "houve danos significativos a vários locais do hospital.
A Autoridade Palestina afirmou que uma ala do hospital foi "severamente afetada" pelos bombardeios aéreos próximos ao edifício.
Os hospitais israelenses foram instruídos a evacuar antes do bombardeio, depois que a FDI alegou que o grupo palestino Hamas tinha sua infraestrutura escondida dentro e sob instalações médicas em Gaza.
O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde, Tedros Adhanom, expressou preocupação com o alerta de evacuações a hospitais cheios de pacientes sem colocar suas vidas em risco:
“Nossas equipes também relatam ataques violentos e bombardeios muito perto do hospital, colocando ainda mais as pessoas em perigo. O Hospital Al-Quds é operado pela PRCS, um componente do Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, e juntamente com outras missões e instalações médicas são protegidas sob direito humanitário internacional", acrescentou o comunicado.
O Crescente Vermelho, instituição similar à Cruz Vermelha, informou que é inviável a evacuação das centenas de feridos, incluindo os que estão em cuidados intensivos, que recebem suporte vital, e bebês em incubadoras.

"Estamos profundamente alarmados ao saber que as equipes da Sociedade do Crescente Vermelho Palestino (PRCS) no hospital Al-Quds foram novamente instruídas esta manhã a evacuar imediatamente o hospital. Os hospitais são locais de ajuda e refúgio; eles devem ser protegidos a todo custo", diz o comunicado da entidade.

Corpos de palestinos mortos por bombardeio israelense no Hospital Batista  al-Ahli, na cidade de Gaza, em 17 de outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 17.10.2023
Panorama internacional
Ataque matou 500 e feriu 900 em hospital de Gaza; Palestina pede 'fim do genocídio intencional'
Ainda segundo o PRCS, a maioria das pessoas refugiadas no hospital é composta por crianças e mulheres e "vivem com medo e ansiedade devido às ameaças das autoridades ocupantes de bombardear o hospital onde procuraram refúgio como resultado do bombardeio em curso, acreditando que seria um porto seguro".
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала