- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

'É um genocídio', afirma Lula sobre guerra no Oriente Médio

© AFP 2023 / Evaristo SaO presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, gesticula durante a cerimônia de lançamento do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), no Palácio do Planalto, em Brasília, em 27 de setembro de 2023
O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, gesticula durante a cerimônia de lançamento do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), no Palácio do Planalto, em Brasília, em 27 de setembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 25.10.2023
Nos siga no
"Não é uma guerra. É um genocídio que já matou quase 2 mil crianças que não têm nada a ver com essa guerra, são vítimas dessa guerra", disparou, nesta quarta-feira (25), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, referindo-se ao conflito entre Israel e o grupo palestino Hamas.
Ele continuou: "E, sinceramente, eu não sei como um ser humano é capaz de guerrear sabendo que o resultado dessa guerra é a morte de crianças inocentes".
Lula da Silva, presidente do Brasil (à esquerda), e Vladimir Putin, primeiro-ministro da Rússia (à direita), se cumprimentam durante reunião em Moscou, Rússia, 14 de maio de 2010 - Sputnik Brasil, 1920, 23.10.2023
Panorama internacional
Lula e Putin sugerem como resolver crises palestino-israelense e ucraniana em conversa telefônica
O presidente participou, na manhã desta quarta-feira, no Palácio do Planalto, da instalação do Conselho da Federação e discursou rapidamente, porque, segundo ele mesmo anunciou, "tinha uma conversa marcada com o emir do Catar, Tamim bin Hamad al-Thani, para tratar do conflito no Oriente Médio".

''Tenho um telefonema com o emir do Catar para tentar encontrar alguém capaz de conversar com alguém para ver se consegue liberar, primeiro, os brasileiros que estão retidos na Faixa de Gaza, a poucos quilômetros da fronteira com o Egito, que estão querendo voltar para o Brasil'', revelou o chefe do Executivo nacional durante discurso breve.

Cerca de 30 brasileiros que estão na Faixa de Gaza aguardam resgate, mas há um impasse entre as autoridades sobre a abertura da fronteira com o Egito.
Maria Zakharova em Conferência em Moscou 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 25.10.2023
Panorama internacional
Zakharova: discurso de von der Leyen sobre semelhança entre Rússia e Hamas visa promover russofobia
"É muito grave o que está acontecendo neste momento no Oriente Médio. Não se trata de ficar discutindo quem está certo, quem está errado, quem deu o primeiro tiro, quem deu o segundo", concluiu o presidente.
O Brasil defende a libertação de reféns e a criação de um corredor humanitário para permitir o envio de ajuda aos civis palestinos na Faixa de Gaza, bem como um cessar-fogo imediato na região.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала