- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Finlândia diz que gasoduto e cabo foram provavelmente danificados por âncora de navio (FOTOS)

© AFP 2023 / Guarda de Fronteira da FinlândiaParte do navio de patrulha Turva, da Guarda de Fronteira finlandesa, em 11 de outubro de 2023
Parte do navio de patrulha Turva, da Guarda de Fronteira finlandesa, em 11 de outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 24.10.2023
Nos siga no
Segundo a polícia finlandesa, é provável que os danos a um gasoduto e um cabo de telecomunicações no mar Báltico no início deste mês tenham sido causados ​​por um navio arrastando uma grande âncora no fundo do mar.
No entanto, ainda é cedo para dizer se o caso foi um acidente ou uma ação deliberada, acrescentou a corporação nesta terça-feira (24), segundo a Reuters. O cabo e o gasoduto em questão ligam a Finlândia à Estônia.
Investigadores afirmaram ter recuperado a âncora perdida no ponto onde o gasoduto foi avariado, no último dia 8, e estão apurando se a peça pertencia a um navio porta-contêineres chinês, o MV Newnew Polar Bear.
Investigadores da Marinha finlandesa encontraram uma âncora danificada no fundo do mar, perto do gasoduto quebrado Balticconnector, entre a Finlândia e a Estônia. // O navio porta-contêineres de propriedade chinesa MV Newnew Polar Bear estava no local no momento do incidente — e foi visto mais tarde no porto de Arkhangelsk sem a âncora.
"As próximas questões [a serem respondidas] são sobre [a causa do incidente], se foi intencional, negligência, má condução do navio. É aí que abordamos se poderia haver um motivo para o que está acontecendo. Mas é muito cedo para […] isso", disse o chefe do Departamento Nacional de Investigação finlandês, Robin Lardot, em entrevista coletiva.
Esta foto mostra um funcionário operando uma válvula em uma estação de compressão do gasoduto marítimo Balticconnector em Inkoo, Finlândia (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 10.10.2023
Panorama internacional
Finlândia diz que 'atividade externa' danificou gasoduto e cabo no Báltico; OTAN prontifica ajuda
Hoje (24) o órgão finlandês declarou que o MV Newnew Polar Bear estava de fato com uma de suas âncoras dianteiras faltando e disse que tentou, sem sucesso, entrar em contato com o navio para perguntar se o objeto recuperado pertencia à embarcação.
A China pediu na última segunda-feira (23) uma investigação "objetiva, justa e profissional" sobre os danos ao gasoduto.
O episódio causou a interrupção no fornecimento de gás a Helsinque, embora o país espere compensar as importações de gás natural liquefeito através de entregas de navios no porto de Inkoo. Depois disso a OTAN intensificou as patrulhas no mar Báltico.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала