- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Navio chinês vira foco de investigação após danos em gasoduto e cabo que ligam Finlândia e Estônia

© AFP 2023 / Guarda de Fronteira da FinlândiaNavio de patrulha offshore Turva, da Guarda de Fronteira finlandesa, 11 de outubro de 2023
Navio de patrulha offshore Turva, da Guarda de Fronteira finlandesa, 11 de outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 20.10.2023
Nos siga no
No começo do mês, um gasoduto e um cabo de telecomunicações que ligavam a Finlândia à Estônia foram rompidos, no que os investigadores finlandeses apontaram na época como um ato de sabotagem.
Agora, a investigação está focada no papel do navio porta-contêineres chinês NewNew Polar Bear, disse o Departamento Nacional de Investigação da Finlândia nesta sexta-feira (20).

"A polícia estabeleceu na investigação criminal que os movimentos do navio NewNew Polar Bear, que arvora a bandeira de Hong Kong, coincidem com a hora e o local dos danos no gasoduto. Por essa razão, a investigação está agora focada no papel da referida embarcação", afirmaram os investigadores finlandeses citados pela Reuters.

O Departamento Nacional de Investigação disse que "um objeto pesado" foi encontrado no fundo do mar perto do oleoduto danificado e está investigando se isso está relacionado ao incidente. Acredita-se que um "enorme aglomerado de solo", recentemente formado nas profundezas do fundo argiloso do mar, continha um objeto extremamente pesado.
Esta foto mostra um funcionário operando uma válvula em uma estação de compressão do gasoduto marítimo Balticconnector em Inkoo, Finlândia (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 10.10.2023
Panorama internacional
Finlândia diz que 'atividade externa' danificou gasoduto e cabo no Báltico; OTAN prontifica ajuda
"A investigação confirmou que o dano foi causado por uma força mecânica externa e, com base no conhecimento atual, não há razão para acreditar que o dano tenha sido causado por uma explosão", disse o detetive superintendente Risto Lohi. Segundo Lohi, "serão feitas tentativas para retirar o objeto do mar para exame técnico", afirmou.
A NewNew Shipping, proprietária e operadora do NewNew Polar Bear, foi contatada pela Reuters, mas a mídia não obteve resposta.
O gasoduto fica entre Inkoo, na Finlândia, e Paldiski, na Estônia, atravessa o golfo da Finlândia — um braço do mar Báltico que se estende para leste em águas russas — e termina no porto de São Petersburgo.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала