- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Decisão turca de avançar com candidatura da Suécia à OTAN pressiona Hungria por ação, diz mídia

© AFP 2023 / Attila KisbenedekO primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, ouve um membro da oposição no salão principal do parlamento húngaro enquanto os delegados abrem a sua temporada parlamentar, em 25 de setembro de 2023, em Budapeste, Hungria
O primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, ouve um membro da oposição no salão principal do parlamento húngaro enquanto os delegados abrem a sua temporada parlamentar, em 25 de setembro de 2023, em Budapeste, Hungria - Sputnik Brasil, 1920, 24.10.2023
Nos siga no
A Turquia tem sido uma das últimas resistências para adesão da Suécia, junto à Hungria. Com a decisão do presidente turco ontem (23), o país húngaro volta aos holofotes, uma vez Budapeste já havia dito que não atrapalharia a Suécia quando Ancara aceitasse avançar.
Na segunda-feira (23), o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, enviou ao parlamento do país a proposta para entrada da Suécia na OTAN – no que seria um dos últimos obstáculos ao acesso do país nórdico na aliança militar.
A decisão turca virou a atenção dos holofotes da Aliança Atlântica para outro país: a Hungria. Junto com Ancara, Budapeste representa a maior resistência entre os países-membros da aliança para o ingresso de Estocolmo no organismo.
O parlamento húngaro ainda não agendou uma votação sobre a adesão sueca. No ano passado, o país do premiê Viktor Orbán aprovou rapidamente a candidatura finlandesa à OTAN, depois de Erdogan ter dito que o seu país avançaria. Budapeste já havia dito que não atrapalharia a Suécia quando Ancara aceitasse a oferta, relata a Bloomberg.
Ártico (imagem referencial) - Sputnik Brasil, 1920, 06.07.2023
Panorama internacional
EUA procuram transformar Finlândia e Suécia em gendarmes do Ártico para confrontar Rússia
No entanto, a reunião de Orbán com o presidente russo, Vladimir Putin, no início deste mês, levou os aliados de Budapeste na OTAN a levantarem preocupações.
O secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, enviou uma carta a todos os Estados-membros há cerca de uma semana, dizendo que a Suécia deveria se tornar membro o mais tardar até a reunião dos ministros das Relações Exteriores da aliança, marcada para 28 e 29 de novembro, segundo a mídia.
Hoje (24), Stoltenberg, deverá reunir-se com o primeiro-ministro sueco, Ulf Kristersson, em Estocolmo. A ministra sueca para os Assuntos da União Europeia, Jessika Roswall, disse a jornalistas hoje que planeja falar com o seu homólogo húngaro sobre a adesão à OTAN.
"Esperamos também uma decisão rápida da Hungria e queremos tornar-nos membros o mais rapidamente possível", disse Roswall em Luxemburgo.
A Suécia comprometeu-se a cooperar mais estreitamente com a Turquia para combater as atividades do grupo curdo PKK, que é designado como organização terrorista pela UE. Desde que apresentou a sua candidatura à OTAN, o país nórdico também introduziu leis novas e mais rigorosas sobre o terrorismo e aprovou a venda de armas à Turquia.
Os legisladores do Partido AK e do aliado nacionalista MHP são sensíveis a qualquer sinal de tolerância por parte de Estocolmo com os apoiantes dos militantes curdos e dos protestos que consideram desrespeitosos.
Erdogan também relacionou a questão da adesão às negociações da Turquia com os Estados Unidos para a compra de caças F-16.
Entretanto, não há garantia de que o parlamento turco agirá rapidamente, a menos que seja ordenado por Erdogan, escreve a agência.
Jens Stoltenberg, secretário-geral da OTAN (no centro), em coletiva de imprensa com Pekka Haavisto (à esquerda) e Ann Linde (à direita), ministros das Relações Exteriores da Finlândia e da Suécia, respectivamente, na sede do bloco militar, em Bruxelas, Bélgica, 24 de janeiro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 28.07.2022
Panorama internacional
Medvedev: Rússia terá reação assimétrica a ameaças ligadas à adesão da Finlândia e da Suécia à OTAN
Espera-se agora que o parlamento da Turquia marque uma data para começar a debater a candidatura da Suécia à adesão na comissão de relações exteriores, que eventualmente decidirá se enviará o protocolo de adesão ao plenário para uma votação final.
A Suécia e a Finlândia candidataram-se à adesão à OTAN no ano passado, após o começo da operação russa na Ucrânia. O ingresso de Helsinque foi selado em abril passado, em uma grande expansão da aliança, mas a candidatura da Suécia é, em alguns aspectos, a mais importante.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала