- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Suécia e Finlândia não extraditaram cerca de 130 terroristas para Turquia, reclama Erdogan

© Sputnik / Pavel Bednyakov  / Acessar o banco de imagensPresidente turco Recep Tayyip Erdogan durante uma coletiva de imprensa após a cúpula do G20 em Roma, Itália, 31 de outubro de 2021
Presidente turco Recep Tayyip Erdogan durante uma coletiva de imprensa após a cúpula do G20 em Roma, Itália, 31 de outubro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 15.01.2023
Nos siga no
Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan continua a fazer críticas à postura de Suécia e Finlândia, países que são candidatos a ingressar na Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).
Enquanto Estocolmo e Helsinque aguardam o aval turco para prosseguir com seus respectivos processos de adesão na aliança militar, Erdogan segue afirmando que existem problemas políticos que ainda precisam ser resolvidos.
Segundo ele, Suécia e a Finlândia se recusaram a extraditar cerca de 130 terroristas para a Turquia. As declarações foram feitas neste domingo (15) para a imprensa turca.
"Dissemos à Suécia e à Finlândia: para que sua adesão à OTAN seja aprovada, é necessário nos extraditar cerca de 130 terroristas. Infelizmente, isso não foi feito", disse Erdogan.
Ele observou que a Suécia, em particular, se recusou a extraditar o jornalista Bulent Kenesh, que foi condenado à prisão na Turquia.
O presidente Joe Biden (D) em encontro com o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan (E) durante a cúpula da OTAN em Madri, 29 de junho de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 15.01.2023
Panorama internacional
'Parceiro desconfortável': Turquia tira máximo partido da OTAN e beneficia Rússia, diz mídia
Porta-voz presidencial turco, Ibrahim Kalin disse na quinta-feira (12) que o progresso na admissão da Suécia à OTAN é impossível até que Estocolmo ponha fim aos terroristas que operam no país.
O embaixador sueco em Ancara, inclusive, foi convocado nesta semana pelo Ministério das Relações Exteriores da Turquia para justificar a "propaganda de Estocolmo para o Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK)", considerados terrorista por Ancara.
No último dia 8, a Suécia descreveu as exigências da Turquia "como impossíveis". Segundo o primeiro-ministro sueco, Ulf Kristersson, ao jornal SVT, eles querem "coisas que não podemos e não queremos dar".
No dia 18 de maio de 2022, a Finlândia e a Suécia apresentaram pedidos ao Secretário-Geral da OTAN para ingressar na aliança militar. Até o momento, 28 países ratificaram a adesão, faltando apenas Hungria e Turquia.
O primeiro-ministro sueco, Ulf Kristersson, fala ao chegar para participar da reunião da Cúpula da Força Expedicionária Conjunta (JEF, na sigla em inglês) em Riga, Letônia, 19 de dezembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 08.01.2023
Panorama internacional
Suécia descreve as exigências da Turquia para sua adesão à OTAN como impossíveis
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала