- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Lavrov: ataque a hospital em Gaza não poderia ter passado despercebido por Washington

© Sputnik / Yevgeny Biyatov / Acessar o banco de imagensO ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, durante uma coletiva de imprensa após uma reunião com o secretário-geral da Liga Árabe, Ahmed Aboul Gheit, em Moscou, em 9 de outubro de 2023
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, durante uma coletiva de imprensa após uma reunião com o secretário-geral da Liga Árabe, Ahmed Aboul Gheit, em Moscou, em 9 de outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 20.10.2023
Nos siga no
O bombardeio no Hospital Batista al-Ahli, em Gaza, que matou cerca de 500 pessoas e deixou centenas de feridos nesta terça-feira (17), certamente foi capturado pelos satélites norte-americanos que monitoram essa região do Oriente Médio, afirmou o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, nesta sexta-feira (20), à emissora Rússia 1.
"Um ataque como esse não poderia ter passado despercebido por Washington", disse o ministro, ao destacar que uma ação de boa vontade por parte dos EUA poderia tornar o mundo um lugar "mais tranquilo", já que o país monitora essa área com seus satélites e poderiam publicar imagens tiradas durante o ataque.
A tragédia resultou em acusações mútuas entre grupos de militantes palestinos e o Exército israelense pelo incidente.
Corpos de palestinos mortos por bombardeio israelense no Hospital Batista  al-Ahli, na cidade de Gaza, em 17 de outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 17.10.2023
Panorama internacional
Ataque matou 500 e feriu 900 em hospital de Gaza; Palestina pede 'fim do genocídio intencional'

As acusações dos Estados Unidos de que a Coreia do Norte está fornecendo munições à Rússia são apenas 'boatos'

Lavrov também criticou oficiais norte-americanos de desviarem a atenção da tragédia em gaza para "boatos" a respeito de transações comerciais entre Moscou e Pyongyang envolvendo armamentos.
No início desta semana, o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional dos Estados Unidos, John Kirby, alegou que a Coreia do Norte havia enviado contêineres de "equipamento e munições" para a Rússia entre setembro e outubro.
Um think tank com sede em Londres, o Royal United Services Institute (RUSI), publicou imagens de satélite que alegadamente comprovam que a Rússia recebeu munições da Coreia do Norte. De acordo com o RUSI, as fotos foram tiradas pela empresa privada com sede nos EUA, Planet Labs, que possui uma frota de satélites com telescópios e câmeras poderosas.
A mesma empresa capturou imagens de equipamentos pesados israelenses implantados na fronteira norte de Gaza, conforme relataram várias mídias ao longo desta semana. A Associated Press (AP) informou mais cedo que outra empresa com base nos EUA, a Maxar Technologies, havia tirado imagens de satélite dos efeitos dos ataques israelenses em Gaza.
Esta foto tirada em 18 de outubro de 2023 mostra um veículo danificado pertencente ao hospital Ahli Arab, no centro de Gaza, após um ataque noturno naquele local - Sputnik Brasil, 1920, 18.10.2023
Panorama internacional
EUA se envolveram em ataque a hospital para impedir investida terrestre de Israel, diz mídia do Irã
De acordo com a agência de notícias iraniana Tasnim, os Estados Unidos e a França estavam auxiliando as Forças Armadas de Israel, fornecendo imagens capturadas por 27 satélites que monitoram Gaza desde as fases iniciais da operação de Jerusalém Ocidental contra o grupo Hamas.
As Forças de Defesa de Israel (IDF) negaram veementemente a responsabilidade, alegando que o ataque foi resultado de um foguete lançado sem sucesso pelo Jihad Islâmico. Washington apoiou Jerusalém Ocidental ao também culpar os militantes palestinos.
A Rússia exigiu uma investigação minuciosa e imparcial do assunto que responsabilize todos os envolvidos perante a justiça.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала