- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Ex-Estado soviético anuncia preparações para possível guerra nuclear

© Sputnik / Aleksandr Kryazhev / Acessar o banco de imagensSoldado russo com máscara de gás
Soldado russo com máscara de gás - Sputnik Brasil, 1920, 20.10.2023
Nos siga no
As autoridades da Geórgia iniciaram os preparativos para uma potencial guerra nuclear devido aos atuais "desafios" que a região enfrenta, afirmou o chefe do Serviço de Segurança do Estado do país, Grigol Liluashvili.
Em declarações a jornalistas nesta sexta-feira (20), o responsável afirmou que "os desafios existentes não excluem o uso de armas nucleares".
A autoridade ressaltou, no entanto, que não estava sugerindo que tais armas poderiam ser utilizadas contra a própria Geórgia, mas sim na região ao redor. Ele não especificou a quais desafios geopolíticos se referia.
O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, percorreu neste sábado (16) o interior da fragata Marshal Shaposhnikov da Frota russa do Pacífico,  que está ancorada no porto da cidade de Vladivostok, acompanhado pelo ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu. - Sputnik Brasil, 1920, 20.10.2023
Panorama internacional
Coreia do Norte se diz no direito de atacar preventivamente forças dos EUA na Coreia do Sul
Liluashvili observou que o governo desenvolveu "um plano especial em caso de guerra nuclear" segundo o qual "para cada departamento existe um cenário e um plano de ação que estará envolvido".
Por exemplo, o Ministério da Saúde da Geórgia já desenvolveu uma lista de medicamentos que seriam distribuídos entre a população em caso de conflito nuclear, e também criou protocolos para cuidados médicos de emergência.

"Felizmente ou infelizmente, adquirimos uma vasta experiência nesse tipo de trabalho durante a recente pandemia de COVID-19", disse Liluashvili.

Os comentários do chefe do serviço de segurança surgem em meio a relatos de que os EUA conduziram uma explosão subterrânea em um campo de testes nucleares em Nevada.
O teste subterrâneo ocorreu poucas horas depois de legisladores russos aprovarem a retirada da nação do Tratado de Proibição Total de Testes Nucleares (CTBT) de 1996.
No entanto, o enviado de Moscou às Nações Unidas em Viena sublinhou que a Rússia continuará empenhada em manter uma moratória não oficial sobre os testes nucleares, a menos que seja forçada ao contrário.
Símbolo de radioatividade na Exposição Nuclear Mundial, França, 26 de julho de 2018 - Sputnik Brasil, 1920, 20.10.2023
Panorama internacional
EUA realizam testes nucleares no mesmo dia que Rússia decide sobre tratado de não proliferação
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала