- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Movimento Hamas elogia posição de Putin no conflito palestino-israelense

© AP Photo / Fatima ShbairPalestinos retiram homem de residência destruída após ataque de Israel. Faixa de Gaza, 10 de outubro de 2023
Palestinos retiram homem de residência destruída após ataque de Israel. Faixa de Gaza, 10 de outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 13.10.2023
Nos siga no
A posição do presidente da Rússia, Vladimir Putin, pelo diálogo e por um fim da escalada dos ataques no conflito palestino-israelense foi elogiada nesta sexta-feira (13) pelo movimento Hamas.
"Em nosso movimento Hamas, valorizamos muito a posição do presidente russo, Vladimir Putin, em relação à atual agressão sionista [israelense] contra nosso povo e sua oposição ao bloqueio de Gaza, à interrupção dos suprimentos de ajuda e aos ataques contra civis lá", afirmou o movimento em um comunicado.
O Hamas ainda repercutiu os "esforços ativos da Rússia para deter os ataques israelenses na Faixa de Gaza". Diante de um crescimento das tensões, Israel chegou a dar 24 horas para que 1,1 milhão de pessoas evacuem da porção norte do território, o que foi condenado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e por vários outros países.
Nesta sexta, o presidente russo declarou que há disposição da parte de Moscou para mediar negociações entre o movimento palestino Hamas e Israel. Putin destacou que o objetivo das tratativas deve ser a implementação da solução de dois Estados, já apoiada pela ONU, que prevê a criação de um Estado palestino independente com sua capital em Jerusalém Oriental, que possa coexistir em paz e harmonia com Israel.
Ao mesmo tempo, Putin observou que Israel também sofreu um ataque sem precedentes e tem o direito de se proteger. Porém condenou a dimensão da atual contraofensiva.
O presidente russo, Vladimir Putin, na sessão plenária do Fórum Internacional da Semana de Energia Russa - Sputnik Brasil, 1920, 13.10.2023
Panorama internacional
Putin sobre conflito Israel-Palestina: Rússia está pronta para ajudar na saída de civis em Gaza

Escalada das tensões

Em 7 de outubro, o movimento palestino Hamas lançou milhares de foguetes da Faixa de Gaza, em um ataque sem precedentes. Além dos bombardeios, infiltrou militantes armados nas áreas fronteiriças do sul de Israel, levando o primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, a declarar que o país "está em guerra".
Em resposta ao ataque-surpresa do Hamas, o Exército israelense mobilizou mais de 360 mil reservistas para uma possível ofensiva terrestre.
Membros do Conselho de Segurança da ONU reunidos na sede da organização, em Nova York. EUA, 9 de outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 13.10.2023
Panorama internacional
Reunião no Conselho de Segurança da ONU sobre Gaza termina sem acordo
Desde 9 de outubro Israel impõe um bloqueio total à Faixa de Gaza, cortando o fornecimento de eletricidade, combustível, alimentos e água. Já a reunião do Conselho de Segurança da ONU nesta sexta para construir uma saída à crise humanitária na região terminou sem acordo.
As hostilidades já deixaram mais de 3 mil mortos e 10 mil feridos, de acordo com autoridades médicas palestinas e israelenses. Além dessas vítimas, cerca de 150 reféns teriam sido capturados pelo Hamas em território israelense.
Além disso, o conflito já desabrigou quase 340 mil pessoas em Gaza, conforme relatório publicado pelo Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA, na sigla em inglês).
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала