- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Reunião no Conselho de Segurança da ONU sobre Gaza termina sem acordo

© AP Photo / Craig RuttleMembros do Conselho de Segurança da ONU reunidos na sede da organização, em Nova York. EUA, 9 de outubro de 2023
Membros do Conselho de Segurança da ONU reunidos na sede da organização, em Nova York. EUA, 9 de outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 13.10.2023
Nos siga no
Encontro fechado realizado nesta sexta-feira (13) durou cerca de duas horas e tinha como tema central a criação de um corredor humanitário para evacuar civis.
A reunião do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) convocada para discutir a criação de um corredor humanitário para evacuar civis, que estão sitiados em áreas do conflito entre Israel e Hamas, terminou sem acordo.
Representantes de 15 países que integram o conselho se reuniram a portas fechadas, na tarde desta sexta-feira (13), durante cerca de duas horas, para discutir a situação em Gaza. O principal tema da reunião foi a criação de um corredor humanitário para retirar civis das zonas de conflito.
Após a reunião o chanceler brasileiro, Mauro Vieira, disse a jornalistas que "o Brasil tem acompanhado a situação com profunda tristeza e preocupação".

"Acreditamos que todos os esforços precisam proteger os civis, recebemos com absoluto espanto as notícias de que as forças israelenses determinaram a evacuação [de civis palestinos em Gaza] em 24 horas", disse o chanceler.

Ele acrescentou que "os integrantes e os países-membros tiveram oportunidade de trocar discussões [sobre o conflito]" e disse que o Brasil vai continuar trabalhando com outras delegações, tendo como objetivo uma posição unificada sobre a situação.
"O Brasil acredita que o conselho deveria agir frente a um precedente de uma situação de crise e catástrofe humanitária. É preciso uma resposta imediata aos acontecimentos para restaurar os processos de paz", disse o chanceler.
"Nem israelenses nem palestinos deveriam passar sofrimento semelhante outra vez. Trouxe o apelo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para acabar com o sofrimento dos civis no meio das hostilidades. Apelo do presidente pela libertação imediata dos reféns civis", acrescentou.
Vieira afirmou que o Brasil vai continuar promovendo o diálogo, inclusive com abertura de novas negociações.

"Prevenir mais derramamento de sangue e tentar garantir acesso humanitário urgente. As leis garantem claras diretrizes do que precisa ser feito, e a questão humanitária é urgente", enfatizou o chanceler.

Ao final, Vieira ressaltou que a solução definitiva é a criação de dois Estados, o palestino e o israelense.
António Guterres aborda a situação de Israel e Gaza durante uma coletiva de imprensa na sede das Nações Unidas. Nova York, 13 de outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 13.10.2023
Panorama internacional
Sistema de saúde de Gaza está à beira do colapso, diz Guterres

Rússia vai apresentar esboço de resolução para conter crise humanitária

Após a reunião o representante permanente da Rússia nas Nações Unidas, Vasily Nebenzya, disse que o Oriente Médio está à beira de uma guerra total e de uma catástrofe humanitária sem precedentes.
Ele classificou como inaceitável a ordem dada por Israel para evacuar mais de um milhão de pessoas do norte para o sul de Gaza em 24 horas, e disse que a evacuação pode ter consequências catastróficas.
Nebenzya informou que a Rússia pediu na reunião um cessar-fogo imediato do conflito para impedir uma escalada ainda maior na violência. Ele enfatizou que "nenhuma delegação ocidental convocou uma sessão aberta no conselho de segurança para abordar a situação no Oriente Médio".
Segundo Nebenzya, a Rússia vai apresentar na próxima segunda-feira (16) um esboço de uma resolução para conter a crise humanitária causada pelo conflito.

"[A resolução] é puramente humanitária, para um cessar-fogo, condenar todos os atos de violência e atos de terrorismo, garantir a libertação de todos os reféns, assistência humanitária irrestrita e evacuação segura de civis."

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала