- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Avião com brasileiros resgatados vai decolar de local próximo a Gaza, diz chanceler brasileiro

© Foto / DivulgaçãoBrasileiros abrigados em escola católica enquanto aguardam resgate. Gaza, 13 de outubro de 2023
Brasileiros abrigados em escola católica enquanto aguardam resgate. Gaza, 13 de outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 13.10.2023
Nos siga no
Anteriormente, o embarque estava previsto para ocorrer em Cairo, no Egito. Avião que fará o resgate é uma aeronave da Presidência da República, disponibilizada por Luiz Inácio Lula da Silva para a operação.
O avião destacado pelo governo brasileiro para fazer o resgate de cerca de 20 brasileiros, atualmente sitiados em Gaza, vai decolar de um local na fronteira do Egito com a cidade palestina, não mais do Cairo, como negociado anteriormente com autoridades egípcias.
A informação foi dada pelo ministro das Relações Exteriores brasileiro, Mauro Vieira, na noite desta sexta-feira (13).
O resgate está previsto para a manhã do próximo sábado (14). De acordo com as autoridades brasileiras, falta apenas uma sinalização de Israel permitindo a passagem dos brasileiros sem bombardeios.
"O governo brasileiro negociou para que os brasileiros que se encontram em Gaza possam sair pelo Egito. É a única forma de sair. Sairiam nesse ônibus, que os transportará amanhã [sábado]. E o que nós propusemos é que saíssem e fossem levados a um aeroporto, em uma localidade muito próxima da fronteira, onde o avião da Força Aérea Brasileira estará esperando", afirmou Mauro Vieira.
Uma fotografia mostra o que parecem ser bombas incendiárias de fósforo branco durante um bombardeio em Douma, uma das poucas bolsas remanescentes controladas pelos rebeldes em Ghouta Oriental, nos arredores da capital. Damasco, 23 de março de 2018 - Sputnik Brasil, 1920, 12.10.2023
Panorama internacional
Human Rights Watch confirma uso de fósforo branco pelas forças de Israel
A declaração do chanceler foi dada pouco depois de uma reunião a portas fechadas no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), na qual foi discutida a situação em Gaza e a criação de um corredor humanitário para evacuar civis nas zonas de conflito. O encontro terminou sem um acordo estabelecido.
Anteriormente, o governo brasileiro havia negociado com autoridades egípcias, a fim de que os brasileiros cruzassem a fronteira de Gaza com o Egito e seguissem para a capital Cairo, onde embarcariam para o Brasil.
Os brasileiros estão abrigados em uma escola católica em Gaza. O resgate estava previsto para esta sexta-feira (13). Porém, foi adiado por questões de segurança, após bombardeios realizados por Israel, que se intensificam durante a noite.
O avião utilizado na operação é uma aeronave de uso da Presidência da República, que foi disponibilizada pelo presidente Lula para ser usada no resgate. No momento, o avião está em Roma, na Itália, aguardando autorização do Egito para seguir para o país.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала