- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Quem é Steve Scalise, legislador nomeado pelos republicanos para ser o presidente da Câmara dos EUA?

© AP Photo / Andrew HarnikSteve Scalise fala aos repórteres ao sair de uma reunião de republicanos na Câmara em 11 de outubro de 2023, em Washington (EUA)
Steve Scalise fala aos repórteres ao sair de uma reunião de republicanos na Câmara em 11 de outubro de 2023, em Washington (EUA) - Sputnik Brasil, 1920, 12.10.2023
Nos siga no
Os republicanos na Câmara dos Representantes dos EUA querem evitar que o processo caótico ocorrido com McCarthy se repita, entretanto, uma fonte do Congresso disse à Sputnik que Scalise talvez careça ainda de mais apoio dos colegas de seu partido.
Os republicanos apontaram o deputado Steve Scalise para ser o candidato do partido à presidência da Câmara dos Representantes nesta quarta-feira (11), em uma votação secreta que viu o líder da câmara baixa ganhar os votos de 113 dos 221 membros do partido.
Até o momento, a votação em plenário de toda a Câmara dos Representantes permanece sem data. Scalise irá precisar ganhar os votos de 217 deputados para assumir o posto se todos os membros do organismo estiverem presentes. Espera-se que todos os membros da minoria do Partido Democrata votem no deputado Hakeem Jeffries, o que significa que Scalise precisará aumentar sua margem de apoio entre os republicanos para garantir uma vitória.
Uma fonte do Congresso disse à Sputnik que se acredita que uma votação completa na Câmara será adiada, dizendo que "não se sabe se Scalise tem votos para levá-la ao plenário". Isto ecoa sentimentos anteriores expressos por membros do Capitólio, especulando que ele ainda não tem apoio suficiente de seus colegas para obter um voto de confirmação total.
Enquanto os membros da Câmara trabalham para preencher o vazio de liderança deixado após a demissão do deputado Kevin McCarthy há pouco mais de uma semana, aqui está o que você precisa saber sobre o atual candidato dos republicanos para o cargo de presidente da Câmara dos Representantes.
Criança resgatada em meio aos destroços após ataque de Israel que destruiu prédio. Faixa de Gaza, 10 de outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 10.10.2023
Panorama internacional
Congresso dos EUA recebe projeto de lei de US$ 2 bilhões em ajuda militar a Israel

Política ao estilo do 'bayou'

Scalise é um sulista que representa o Primeiro Distrito Congressional do estado da Louisiana. O distrito eleitoral mais ao sul do estado é também o mais republicano. O Relatório Cook Political dá aos republicanos uma vantagem natural de cerca de 23% no distrito, tornando-o mais republicano do que o distrito representado por McCarthy e um dos distritos da Câmara mais fortemente republicanos do país.
O distrito cobre os subúrbios de tendência republicana de Nova Orleans e uma pequena parte da cidade, bem como as cidades de Slidell e Houma. O distrito foi redesenhado na década de 1970 para garantir que Louisiana cumprisse a Lei dos Direitos de Voto, um projeto de lei dos Direitos Civis aprovado para garantir que os estados com histórico de discriminação racial fornecessem representação no Congresso aos afro-americanos e outras minorias raciais no mesmo nível de sua população estadual.
Scalise representa o distrito desde 2008 e foi reeleito pela última vez em 2022 com mais de 70% dos votos. Ele nunca recebeu menos de 65% dos votos durante seu mandato na Câmara, o que significa que sua reeleição consecutiva está praticamente garantida. Os partidos no Congresso dos EUA preferem muitas vezes escolher figuras com grande popularidade nos seus distritos para cargos altos, para evitar o constrangimento de um membro da liderança de ser removido pelos eleitores.

Conservadorismo social e econômico

Scalise é um forte conservador alinhado com a maioria de direita do sul dos Estados Unidos.
Ele é um católico romano e tem visões tradicionais sobre questões sociais, opondo-se à legalização da maconha e ao casamento gay. Ele também rejeita a regulamentação ambiental e a premissa das alterações climáticas antropogênicas.
O legislador da Louisiana é um oponente da legislação de saúde do ex-presidente dos EUA, Barack Obama, o Affordable Care Act (Lei de Proteção e Cuidado Acessível ao Paciente). Ele é um forte defensor da Segunda Emenda e rejeita os esforços de controle de armas, ganhando uma classificação A+ da National Rifle Association. Scalise permaneceu firme em seu apoio aos direitos das armas, mesmo depois de ter sido baleado por um extremista político em um jogo de beisebol do Congresso em 2017.
As opiniões conservadoras de Scalise estendem-se também às questões econômicas. O deputado Tim Burchett, um dos republicanos que votou pela destituição de McCarthy, sinalizou seu apoio a Scalise, dizendo: "Ele entende o conservadorismo fiscal. Ele tem um histórico de lidar com legislações duras no passado e acho que isso será muito útil para ele".
Scalise causou polêmica há quase uma década, quando foi revelado que em 2002 ele discursou em uma convenção da Organização Europeia-Americana de Unidade e Direitos (EURO, na sigla em inglês), um grupo alinhado à supremacia branca fundado pelo ex-líder da Ku Klux Klan David Duke. Scalise afirmou na época que não tinha conhecimento das opiniões do grupo e disse que falar no evento foi "um erro, o qual lamento, e me oponho enfaticamente às visões raciais e religiosas divisórias que grupos como estes defendem".

Forte aliado de Trump

No que diz respeito ao ex-presidente dos EUA Donald Trump, Scalise revelou-se um forte apoiador do antigo comandante em chefe e deu o seu apoio à candidatura de Trump à reeleição em 2024.
Em 2017, Scalise apoiou a chamada ordem executiva de "proibição muçulmana" de Trump, que proibia cidadãos de sete países de maioria muçulmana de viajar para os Estados Unidos. "É muito prudente dizer: 'Vamos ter cuidado com quem entra em nosso país para ter certeza de que não são terroristas'", observou Scalise então.
Scalise apoiou o desafio de Trump aos resultados das eleições presidenciais de 2020, votando na Câmara para cancelar a certificação das vitórias do então presidente eleito Joe Biden na Pensilvânia e no Arizona. Depois apoiou os esforços legais de Trump para contestar os resultados e votou contra a certificação da contagem final do Colégio Eleitoral.
Crucialmente, embora Scalise tenha criticado os tumultos no Capitólio dos EUA em 6 de janeiro de 2021, ele nunca se afastou de Trump e das suas alegações de fraude eleitoral. Scalise continua a afirmar que Trump venceu as eleições presidenciais de 2020. McCarthy alegou que a conduta de Trump em 6 de janeiro foi "péssima e totalmente errada", embora mais tarde tenha feito as pazes com o ex-presidente.
A defesa inabalável de Trump por Scalise pode reforçar o seu apoio entre os elementos populistas dentro do Partido Republicano na Câmara, embora possa, em última análise, tornar mais difícil trabalhar com os democratas na Câmara.
A deputada republicana Marjorie Taylor Greene durante sessão do Congresso dos EUA. Washington, 4 de janeiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 08.10.2023
Panorama internacional
Congressista dos EUA acredita que armas usadas contra Israel 'vieram do Afeganistão ou da Ucrânia'

Tempos perigosos pela frente?

A votação entre os republicanos da Câmara para nomear Scalise para o cargo de presidente foi acirrada: Scalise recebeu 113 votos, enquanto seu principal adversário para o cargo, o deputado Jim Jordan, recebeu 99.
Scalise pode ser visto como um candidato de compromisso para o cargo de presidente, em contraste com McCarthy, alinhado ao establishment, e Jordan, o fundador do conservador Caucus da Liberdade (House Freedom Caucus, em inglês).
O candidato à presidência da Câmara está atualmente servindo como líder da maioria na Câmara, o que o torna o segundo em comando na Câmara e sugere um alto grau de apoio por parte dos elementos do establishment do partido. Entretanto, a sua aliança com Trump reforça as suas credenciais populistas.
Até agora, o legislador conquistou o apoio de alguns republicanos importantes da Câmara, incluindo McCarthy. Jordan também declarou seu apoio a Scalise como uma escolha de consenso, planejando apresentar o discurso de nomeação para ele no plenário da Câmara quando os republicanos decidirem levar a votação ao plenário.
Entre os oito republicanos que votaram anteriormente pela destituição de McCarthy, Scalise até agora tem o apoio dos deputados Tim Burchett e Matt Gaetz, que iniciaram o histórico esforço de remoção contra McCarthy.
"Estou animado com ele [Scalise]", disse Gaetz aos repórteres na quarta-feira (11). "Mal posso esperar para votar em Steve Scalise. Viva o presidente Scalise."
O oponente de McCarthy, o deputado Bob Good, afirmou que está indeciso sobre seu voto em Scalise, chamando-o de candidato "status quo" para o cargo de presidente da Câmara.

"É difícil imaginar que ele seja um agente de mudança", disse Good. "Acho que o país reconhece que o Congresso precisa ser mudado."

A secretária de imprensa da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, respondeu ao drama na quarta-feira (11) dizendo "queremos que o caos acabe", para que o governo Biden possa voltar a trabalhar com o Congresso para aprovar legislação.
Embora a câmara baixa do Congresso esteja atualmente funcionando sob a direção de um presidente temporário não eleito – o deputado Patrick McHenry – as regras da Câmara determinam que o líder interino só pode realizar procedimentos sobre assuntos diretamente relacionados com a eleição de um novo presidente da Câmara.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала