- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Destituição de McCarthy mostra que há 'divisão dentro dos Estados Unidos', diz analista mexicano

© AFP 2023 / Brendan SmialowskiO presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, Kevin McCarthy (Republicano pela Califórnia), fala a mídia enquanto caminha pelo Statuary Hall no Capitólio dos EUA em Washington, DC, 18 de setembro de 2023
O presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, Kevin McCarthy (Republicano pela Califórnia), fala a mídia enquanto caminha pelo Statuary Hall no Capitólio dos EUA em Washington, DC, 18 de setembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 04.10.2023
Nos siga no
Esse impeachment de McCarthy pode, de certa forma, ser visto como uma divisão dentro dos Estados Unidos, enquanto a mídia nos dizia que todos lá apoiam firmemente a Ucrânia, mas não é assim, afirmou Mauricio Estévez, especialista mexicano da Universidad Autónoma Metropolitana, sobre a renúncia de McCarthy em comentário para a Sputnik.
Assim, segundo ele, isso reflete algumas divergências políticas internas que podem ser causadas por problemas econômicos.

"A economia dos EUA não tem se sentido muito bem nos últimos anos, não é um problema novo, e nos EUA foram feitos esforços para remediar essa situação através do confronto ucraniano", disse Estévez.

Mas, como observa o especialista, o processo de desdolarização em que a Rússia e a China têm trabalhado recentemente, o impulso que estão a dar a esse processo através de acordos bilaterais e a procura de acordos bilaterais noutras regiões, "abriram outras oportunidades de interação tanto entre esses países como com outras regiões".
Mauricio Estévez enfatiza que a política interna dos EUA deixa algo claro que tal possibilidade de divisão existe.

"Não há um consenso geral entre as elites políticas, o que se reflete agora e afetará as próximas eleições. Não está claro quem será o próximo presidente dos Estados Unidos", concluiu ele.

McCarthy perdeu seu posto de liderança depois que os radicais de seu próprio partido se revoltaram por causa de seu compromisso com os democratas. No entanto, o congressista, que não pretende concorrer novamente à presidência da Câmara, culpou os democratas pela crise política, afirmando ainda que não pensou em renunciar ao Congresso.
Após uma votação de 216-210, o deputado Patrick McHenry assumiu como presidente interino até a eleição de um substituto permanente.
Ainda segundo a agência Bloomberg, a luta pelos gastos do governo revelou as profundas divisões entre os republicanos que são leais ao ex-presidente Donald Trump e os membros mais moderados, uma batalha que atormentou McCarthy, tal como o seu antecessor republicano no cargo, Paul Ryan.
História se repete? Casos de paralisações do governo nos EUA - Sputnik Brasil, 1920, 04.10.2023
Multimídia
História se repete? Casos de paralisações do governo nos EUA
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала