- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Em resultado inédito, deputados dos EUA destituem presidente da Câmara do país

© AFP 2023 / Andrew Caballero-ReynoldsO presidente da Câmara dos EUA, Kevin McCarthy (Partido Republicano, Califórnia), fala a repórteres fora de seu escritório no Capitólio dos EUA. Washington, D.C., 12 de setembro de 2023
O presidente da Câmara dos EUA, Kevin McCarthy (Partido Republicano, Califórnia), fala a repórteres fora de seu escritório no Capitólio dos EUA. Washington, D.C., 12 de setembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 03.10.2023
Nos siga no
A Câmara dos Representantes dos EUA demitiu o seu presidente, Kevin McCarthy, na noite desta terça-feira (3). Ao todo, 216 parlamentares votaram a favor da destituição do republicano do cargo e outros 210 foram contrários.
O deputado Patrick McHenry, da Carolina do Norte, segue como presidente interino da Casa. Aliado do presidente deposto, o republicano estava na lista entregue por McCarthy de possíveis nomes para o cargo após a votação. Porém há limitações até que um parlamentar seja eleito para a posição: só pode encerrar ou suspender sessões e reconhecer as nomeações de orador.
A iniciativa de destituir McCarthy foi do republicano Matt Gaetz, insatisfeito após o colega de partido ter se comprometido com os democratas a aprovar o projeto de lei que evitou a paralisação do governo americano por 45 dias.
Ele também acusou McCarthy de concordar com um "acordo secreto" com o presidente dos EUA, Joe Biden, para financiar a Ucrânia.
Representantes da minoria democrata e da ala mais à direita do Partido Republicano se uniram contra McCarthy. Esta é a primeira vez na história dos EUA que um presidente da Câmara dos Representantes é destituído. Os congressistas fizeram a mesma tentativa em 1910, sem sucesso.
McCarthy foi eleito presidente da Câmara em 7 de janeiro — após um recorde de cinco dias e 15 rodadas de votação para definir um nome para o cargo.
Traders trabalham no pregão da Bolsa de Valores de Nova York, EUA, 19 de maio de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 03.10.2023
Panorama internacional
'Bidenomia' e fracasso: EUA estão rumo à recessão com 'Joe Dorminhoco' ao volante, diz analista
A tentativa de derrubar o republicano foi movida por críticos de extrema-direita, irritados com a posição do político perante os democratas. McCarthy provocou fúria na ala ultraconservadora do partido quando aprovou a medida provisória de financiamento apoiada pela Casa Branca para evitar uma paralisação do governo.
Liderando as críticas estava Gaetz, um antagonista de longa data de McCarthy, que propôs destituir o presidente da Câmara com uma "moção para desocupar a cadeira".
"Estou confiante de que vou aguentar", disse McCarthy a repórteres no Capitólio antes da votação.

Expulso em votação histórica

Kevin McCarthy, 55º presidente da Câmara dos Representantes, foi expulso em uma votação promovida pelos rebeldes do seu próprio partido. Ao longo dos nove meses em que se manteve no cargo, o republicano reprimiu por pouco as tentativas de o bloquear e conseguiu reivindicar o cargo mais poderoso no Congresso.
Em maio, McCarthy enfrentou um impasse tenso com o presidente democrata Joe Biden sobre a autorização de uma extensão do limite da dívida nacional. Na época, foi assinado acordo de última hora para evitar um catastrófico descumprimento da dívida americana.
O envolvimento do então presidente com os democratas foi novamente objeto da ira da direita na semana passada, quando ele usou votos do partido rival para evitar uma paralisação do governo.
A medida desafiou a linha dura — e o ex-presidente Donald Trump — que defendia forçar cortes massivos nas despesas e reduzir o peso da dívida de mais de US$ 33 trilhões (R$ 170,5 trilhões).
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала