- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Tel Aviv amplia operações na Faixa de Gaza, mas qual é o tamanho do Exército de Israel?

© AFP 2023 / Jalaa MareySoldados israelenses tomam posição no norte de Israel, perto da fronteira com o Líbano, 9 de outubro de 2023
Soldados israelenses tomam posição no norte de Israel, perto da fronteira com o Líbano, 9 de outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 10.10.2023
Nos siga no
Os militares israelenses disseram nesta segunda-feira (9) que convocaram 300 mil reservistas em poucos dias para ajudá-los a enfrentar o Hamas, que realizou um ataque sem precedentes contra o Estado no último sábado (7).
Tel Aviv aprovou a convocação de mais 60 mil reservistas do Exército, aumentando o número total dos mobilizados nos últimos três dias para 360 mil. Mas qual é o tamanho do atual exército israelense? A Sputnik responde.

É importante notar que em Israel a informação relacionada com a defesa não é divulgada oficialmente, logo, quaisquer dados relevantes só podem ser obtidos através de fontes estrangeiras ou investigadores israelenses.

Formação do Exército israelense

O exército israelense, mais conhecido como Forças de Defesa de Israel (FDI), foi formado em 31 de maio de 1948, apenas duas semanas após a declaração de independência do Estado.
O elemento principal da doutrina orientadora das FDI é a suposição de que Israel não pode se dar ao luxo de perder uma única guerra. Este objetivo, no entanto, só vai ser alcançado através de uma estratégia defensiva que estipule a rápida mobilização de uma força esmagadora para enfrentar o inimigo.

Estrutura da FDI

As FDI compreendem três ramos de serviço: as Forças Terrestres Israelenses, a Força Aérea Israelense e a Marinha Israelense.
Joe Biden, presidente dos EUA, discursa no Centro Médico do Departamento de Assuntos de Veteranos George E. Wahlen, Cidade de Salt Lake, Utah, EUA, 10 de agosto de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 10.10.2023
Panorama internacional
Analista explica por que os EUA podem colocar a Ucrânia em 2º plano enquanto ajudam Israel
As FDI são chefiadas pelo chefe do Estado-Maior, o general Herzi Halevi, que está subordinado ao ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant.
Os chefes da força terrestre e aérea, bem como da Marinha, reportam-se ao chefe do Estado-Maior, assim como os comandantes regionais e os chefes de várias direções de defesa, incluindo o Corpo de Inteligência.

Tamanho do Exército

O tamanho total das tropas das FDI equivale a aproximadamente 176.500 soldados em serviço ativo, de acordo com fontes abertas.
As Forças Terrestres Israelenses, que incluem corpos de infantaria, blindados e artilharia, contam com cerca de 126.000 efetivos ativos e cerca de 400.000 reservistas. O major general Yoel Strick está atualmente no comando das forças terrestres.
Estas tropas participaram em todas as principais operações militares conduzidas por Israel, entre elas a Guerra Árabe-Israelense de 1948, a Crise de Suez de 1956 e a Guerra dos Seis Dias de 1967, estando também envolvidas no presente conflito armado Hamas-Israel.
As forças terrestres utilizam diversas tecnologias desenvolvidas internamente, como o tanque de batalha principal Merkava, o veículo blindado de transporte de pessoal Achzarit e o sistema de defesa antimísseis Cúpula de Ferro.
Soldados israelenses embarcando em helicóptero - Sputnik Brasil, 1920, 10.10.2023
Panorama internacional
Força Aérea de Israel transporta centenas de militares da Europa para operação em Gaza (FOTOS)
O tamanho da Força Aérea de Israel (FAI) é de cerca de 34.000 efetivos ativos, mais 55.000 reservistas. Ao todo, 684 aeronaves estão em serviço. Tal como as forças terrestres, a FAI participou em muitas operações militares, como a Guerra do Líbano em 2006. O atual comandante da FAI é o general do ar Tomer Bar.
Desde a Guerra dos Seis Dias de 1967, a maioria dos aviões de guerra das FDI foram recebidos dos EUA, incluindo o A-4 Skyhawk, o F-4 Phantom II, o F-15 Eagle, o F-16 Fighting Falcon e o caça de quinta geração, o F-35 Lightning II.
A Marinha israelense, que compreende aproximadamente 9.500 efetivos ativos e 10.000 reservistas, é comandada pelo almirante David Sa'ar Salama.
A força conta com sete corvetas, oito barcos com mísseis, cinco submarinos da classe Dolphin, 45 barcos-patrulha e dois navios de apoio. As principais operações militares nas quais a Marinha de Israel esteve envolvida incluem a Guerra Árabe-Israelense de 1973, a Batalha de Baltim de 1973 e a Guerra do Líbano de 2006.

Serviço militar ativo

O serviço militar obrigatório de Israel se aplica a qualquer cidadão ou residente permanente que tenha atingido a idade de 18 anos.
O período de recrutamento para o serviço ativo é de 30 meses para os homens e de 24 meses para as mulheres, ao qual se segue um período de décadas de serviço obrigatório de reserva — expirando aos 50 anos para as mulheres e aos 55 anos para os homens.
Várias fontes estimam a base de mobilização de Israel em cerca de 3,11 milhões de pessoas, incluindo 2,55 milhões aptas para o serviço militar.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала