Caças israelenses F-35 escoltam bombardeiros nucleares B-52 dos EUA em meio a tensões com Irã

© AP Photo / Ahnn Young-joonBombardeiro B-52 dos EUA voando sobre Base Aérea Osan em Pyeongtaek, Coreia do Sul, 10 de janeiro de 2016
Bombardeiro B-52 dos EUA voando sobre Base Aérea Osan em Pyeongtaek, Coreia do Sul, 10 de janeiro de 2016 - Sputnik Brasil, 1920, 11.11.2022
Nos siga no
Na quinta-feira (10), dois caças F-35 Lightning II da Força Aérea israelense escoltaram bombardeiros B-52 Stratofortress dos EUA assim que as aeronaves atravessavam o espaço aéreo israelense em saída do golfo Pérsico.
"O voo ocorreu como parte da crescente cooperação com os militares dos EUA, que é um componente significativo da segurança nacional do Estado de Israel, para manter a estabilidade regional e impedir ameaças regionais", disse o Exército de Israel em comunicado.
"Esta é a Força Aérea de Israel. Bem-vindo a Israel. Esperamos que você tenha um voo seguro", diz um piloto israelense em vídeo postado no Twitter das Forças de Defesa de Israel (FDI).
As FDI indicaram que o voo da quinta-feira foi o primeiro uso de jatos F-35I Adir, ou seja, caças F-35 personalizados de Israel, para escoltar bombardeiros dos EUA e que era parte de "uma série de exercícios e treinamentos que aperfeiçoam as capacidades operacionais das FDI e fortalecem sua prontidão para todos os cenários".
Os F-35 de Israel possuem equipamentos de guerra eletrônica personalizados, conjuntos de sensores e contramedidas e compatibilidade com armamento israelense. Israel solicitou 50 caças de quinta geração da Lockheed Martin e até o momento recebeu 33 unidades.
O referido voo foi a segunda vez desde setembro que as FDI acionam caças para escoltar os bombardeiros B-52 norte-americanos voando através do espaço aéreo do país.
Míssil Sayyad 4B de propelente sólido emparelhado com o Bavar-373, sistema de defesa antiaérea do Irã, mostrado em 6 de novembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 06.11.2022
Irã revela míssil de defesa antiaérea com alcance de 300 km (FOTOS)
A Força Aérea dos EUA tem durante décadas realizado missões com seus bombardeiros B-52 – capazes de lançar uma ampla gama de armas convencionais e nucleares por todo o planeta, muitas vezes implantando estas aeronaves no golfo Pérsico em meio a tensões regionais com o Irã. Em maio, forças dos EUA se juntaram à Força Aérea israelense em exercícios simulando um ataque à infraestrutura de energia nuclear do Irã.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала