- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Lira vai contra Senado e se opõe a PEC de mandatos temporários no STF

© Lula MarquesPresidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), durante entrevista coletiva no Salão Verde da Câmara, em 22 de agosto de 2023
Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), durante entrevista coletiva no Salão Verde da Câmara, em 22 de agosto de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 04.10.2023
Nos siga no
A batalha sobre os limites constitucionais do Supremo Tribunal Federal (STF) ganhou um novo capítulo na manhã desta quarta-feira (4), quando o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), disse ser contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) do Senado que estabelece mandatos temporários a ministros da mais alta corte do país.
O texto, de autoria do senador Plínio Valério (PSDB-AM), colocaria um limite de oito anos ao mandato de magistrados do STF. Atualmente os magistrados são limitados apenas por sua idade, devendo se aposentar ao atingirem os 75 anos. Essa medida foi instaurada em 2015, também por meio de uma proposta de emenda que ficou conhecida como PEC da Bengala.
A ideia dos senadores, que já foi discutida no passado, ressurgiu após uma série de decisões da Corte que, segundo os legisladores, deveriam ter sido debatidas pelos parlamentares em vez de decidida nos tribunais.
Entre os principais temas estão o marco temporal das terras indígenas, a descriminalização do aborto e do porte de maconha, o casamento homoafetivo e o tema de recursos para campanhas eleitorais.
Para o líder do Congresso, a proposta do Senado não terá o efeito prático desejado de melhorar a relação entre o STF e as Casas legislativas.
A opinião de Lira vai diretamente contra a expressada pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que na segunda-feira (2) afirmou que a PEC seria boa "para o Poder Judiciário, boa para a Suprema corte e é boa para o país".
Luiz Fux, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), no dia 2 de outubro de 2018, durante homenagem da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) aos 30 anos de promulgação da Constituição da República - Sputnik Brasil, 1920, 29.09.2023
Notícias do Brasil
Congresso x STF: 'Não é possível que as cortes sejam obrigadas a decidir tudo', diz Fux

Lira defende revisão das decisões da Corte

No lugar da PEC do Senado, Lira puxou a sardinha para o seu lado, defendendo medidas que foquem o impacto nas decisões da Corte. Corre atualmente no Congresso a PEC 50/2023, que dá competência ao Congresso Nacional para suspender decisões do STF por maioria qualificada.
A proposta, do deputado Domingos Sávio (PL-MG) e assinada por 175 deputados, afirma que a Constituição não dá ao STF "o poder de legislar em nome do povo". O texto ressalta ainda que a PEC do Congresso é "absolutamente constitucional", uma vez que não retira nenhuma prerrogativa do STF.
Gilmar Mendes participa do seminário Liberdade de Expressão, Redes Sociais e Democracia, no Centro Cultural da Fundação Getulio Vargas. Rio de Janeiro (RJ), 13 de março de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 03.10.2023
Notícias do Brasil
STF x Congresso: Gilmar Mendes reage à prosposta de Pacheco e cita intenção de loteamento da Corte
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала