- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Rússia propõe participação do Brasil em futura Estação Orbital russa

© Foto / Serviço de imprensa da Roscosmos / HandoutPanorama da Estação Espacial Internacional sobre a Terra em 30 de março de 2022
Panorama da Estação Espacial Internacional sobre a Terra em 30 de março de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 03.10.2023
Nos siga no
Nesta terça-feira (3), a corporação espacial russa Roscosmos propôs às agências espaciais de Brasil, Turquia e África do Sul a participação na Estação Orbital da Rússia (ROSS, na sigla em russo), e as delegações desses países manifestaram interesse, disse o diretor-geral da empresa, Yuri Borisov.
"As reuniões e os contatos bilaterais no âmbito desse fórum mostraram que o interesse pela cosmonáutica russa e pelos avanços russos é muito grande. Informamos aos nossos colegas sobre nossos planos de desenvolver a ROSS e de dar continuidade ao nosso programa tripulado. Nós os convidamos a participar", disse Borisov aos repórteres.
"Há um interesse genuíno de colegas da Turquia, do Brasil e da África do Sul. Basicamente, estamos em bom contato com os países do BRICS", acrescentou o chefe da corporação.
A corporação estatal Roscosmos surgiu após a dissolução da URSS em 1992 e é responsável pelos programas e pesquisas espaciais da Federação da Rússia.
Mauro Vieira (à esquerda) e Sergei Lavrov (à direita), ministros das Relações Exteriores do Brasil e da Rússia, respectivamente, se cumprimentam no âmbito de chanceleres dos Estados-membros do BRICS na Cidade do Cabo, África do Sul, 2 de junho de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 03.10.2023
Panorama internacional
Brasil e Rússia celebram 195 anos de relações diplomáticas de muita amizade e troca
O primeiro módulo da ROSS deve ser lançado em 2027, com envio dos primeiros cosmonautas planejado para 2028. O término da construção é programado para 2032.
A ROSS deve surgir até o momento em que a Estação Espacial Internacional (EEI), da qual participam, além da Rússia, os EUA, Canadá, Japão e Agência Espacial Europeia, começar a ser descomissionada, um processo marcado para 2028-2030.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала