- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Pyongyang defende cooperação 'natural' com Rússia vizinha após protesto do presidente sul-coreano

© Sputnik / Vitaly AnkovBandeiras da Rússia e da Coreia do Norte
Bandeiras da Rússia e da Coreia do Norte  - Sputnik Brasil, 1920, 25.09.2023
Nos siga no
Nesta segunda-feira (25), a Coreia do Norte acusou o presidente sul-coreano, Yoon Suk-yeol, de criticar sua cooperação com Moscou após a visita do líder norte-coreano Kim Jong-un à Rússia, dizendo que é "natural" e "normal" os países vizinhos manterem relações estreitas.
Yoon Suk-yeol, falando na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) na semana passada, disse que, se a Rússia ajudar a Coreia do Norte a aprimorar seus programas militares em troca de assistência para o conflito ucraniano, isso seria "uma provocação direta".
A Coreia do Norte denunciou Yoon Suk-yeol por difamar sua cooperação amigável com a Rússia, dizendo que Yoon estava servindo como um "alto-falante" dos Estados Unidos, de acordo com a agência de notícias norte-coreana, KCNA.
"É bastante natural e normal que os países vizinhos mantenham relações estreitas entre si e não há razão para pôr tal prática em causa", segundo o comunicado.
O líder norte-coreano retornou ao seu país na semana passada após uma viagem de uma semana à Rússia, na qual ele e o presidente russo Vladimir Putin concordaram em reforçar a cooperação militar e econômica.
Autoridades norte-americanas e sul-coreanas expressaram preocupação com a possibilidade de a Rússia estar tentando adquirir munição da Coreia do Norte, enquanto Pyongyang busca ajuda tecnológica para seus programas nucleares e de mísseis.
O presidente russo, Vladimir Putin, encontra-se com o líder norte-coreano Kim Jong Un no Cosmódromo Vostochny, 13 de setembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 14.09.2023
Panorama internacional
Reunião Putin-Kim: 'O grande reinício das relações Rússia-Coreia do Norte', avalia especialista
Quaisquer atividades que auxiliem os programas militares da Coreia do Norte são proibidas pelas resoluções do Conselho de Segurança da ONU.
"A política externa da RPDC [República Popular Democrática da Coreia] […] não estará ligada a nada, e suas relações de amizade e cooperação com os vizinhos próximos continuarão a se fortalecer", segundo o comunicado.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала