- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

EUA 'ressuscitam' programa de espionagem submarina da Guerra Fria para conter China

© AP Photo / Guang NiuSubmarino nuclear chinês durante celebração do 60º aniversário da República Popular da China (RPC)
Submarino nuclear chinês durante celebração do 60º aniversário da República Popular da China (RPC) - Sputnik Brasil, 1920, 21.09.2023
Nos siga no
O jornal The Jerusalem Post relatou que os EUA estão reativando o programa de espionagem submarina do tempo da Guerra Fria para conter a China, apenas com um novo nome.
A estação de espionagem norte-americana na base naval da ilha Whidbey é apenas o começo de um projeto militar muito maior dos EUA, destacou a mídia, citando fontes ligadas diretamente ao assunto.
Conforme as fontes, os norte-americanos estão realizando a maior reativação do programa de espionagem submarina desde o término da Guerra Fria.
As fontes também indicam que todo o investimento multibilionário para restabelecer o programa tem como objetivo a contenção da China.
O projeto envolve a modernização da rede existente de cabos acústicos de espionagem e a renovação da frota de embarcações de reconhecimento com sensores de última geração e microfones subaquáticos, para tentar elevar suas capacidades de monitoração na região do Pacífico.
Apesar dos esforços americanos, a fonte relatou que os trabalhos de modernização estão muito atrasados e avançam muito devagar.
Por sua vez, a China lidera a pesquisa tecnológica avançada em cerca de 80% das áreas críticas, incluindo hipersônica e drones submarinos, segundo um relatório de um think tank australiano, citado na sexta-feira (15) pela revista japonesa Nikkei Asia.
Navios da Marinha do Exército da Libertação Popular (ELP) chegando no porto de Vladivostok após o exercício conjunto russo-chinês North Interaction-2023 (Interação do Norte 2023) no mar do Japão - Sputnik Brasil, 1920, 20.09.2023
Panorama internacional
Proeza de construção naval da China ofusca o poder dos EUA quase em 232 vezes, relata mídia
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала