- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Moscou: risco de escalada se multiplica devido a exercícios da OTAN perto das fronteiras russas

© AP Photo / Roman KoksarovSoldados da Espanha pilotam veículo militar durante os exercícios militares da OTAN, "Namejs 2021"
Soldados da Espanha pilotam veículo militar durante os exercícios militares da OTAN, Namejs 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 21.09.2023
Nos siga no
Devido às manobras da OTAN nas imediações da fronteira russa, o risco de incidentes não intencionais e agravamento da situação aumentam, afirmaram à Sputnik no Ministério das Relações Exteriores russo.

"Gostariamos de enfatizar que, como resultado das manobras da Aliança [Atlântica] nas proximidades de nossas fronteiras estatais, o espaço aéreo e marítimo aumenta o risco de incidentes não intencionais e agravamento da situação", observa o ministério.

No ministério também enfatizam que nas condições atuais, quando a OTAN levanta a tensão, "o risco de tais casos se tornarem conflitos armados é muito alto".

Sobre os objetivos firmes dos maiores exercícios da OTAN

Além disso, o MRE russo destacou que a Aliança Atlântica não está escondendo o que está praticando para repelir o ataque da Rússia.

A Organização do Tratado do Atlântico Norte realizará seu maior exercício desde a Guerra Fria, o Steadfast Defender, em diversas partes da Europa no ano que vem, confirmou anteriormente o presidente do Comitê Militar da aliança, almirante Rob Bauer.

"Exercícios da OTAN Steadfast Defender, planejados, de acordo com dados disponíveis, para a primavera de 2024, cobrirá o território de vários países europeus. Está previsto envolver mais de 40 mil militares", esclareceu o ministério.

Como outras manobras da série Defender, esses exercícios envolvem a transferência de conexões e equipamentos americanos para a Europa, o desenvolvimento da logística apropriada.
O MRE russo relembrou que a OTAN, nas últimas décadas, tem aumentado continuamente a escala de exercícios, que são cada vez mais provocativos e agressivos, e são conduzidos intencionalmente principalmente nas proximidades das fronteiras russas.
Além disso, observa-se que a cada ano cresce o número de funcionários e de equipamentos militares.

"Ao mesmo tempo, enquanto lendas anteriores de tais manobras da aliança falavam sobre algum inimigo 'imaginado' no Oriente, agora a OTAN não está se escondendo: eles estão praticando as ações para repelir o ataque da Rússia", disse o Ministério das Relações Exteriores, acrescentando que se trata de "cenários realistas" para o uso das forças da OTAN.

O ministério destacou que a Rússia regularmente propôs várias iniciativas à aliança para a redução da tensão na região, pediu a renúncia de passos provocativos, e seus próprios exercícios em uma base voluntária moveram-se para o interior.
Soldados do 2º Regimento de Cavalaria da OTAN alinham veículos no campo de aviação militar em Vilseck, Alemanha, 9 de fevereiro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 17.09.2023
Panorama internacional
Mídia: planos da OTAN de aumentar produção de munições são 'torpedeados' pelo aumento de preços
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала