- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Ex-deputado europeu apela para França cessar o fornecimento de armas à Ucrânia após decisão polonesa

Obuseiro autopropulsado Caesar - Sputnik Brasil, 1920, 21.09.2023
Nos siga no
O primeiro-ministro polonês Mateusz Morawiecki disse ainda na quarta-feira (20) que a Polônia deixou de fornecer armas à Ucrânia enquanto fortalece ativamente as suas próprias capacidades militares.

"A França deveria seguir o exemplo da Polônia e parar de fornecer armas à Ucrânia, que não está interessada em uma solução pacífica", disse o chefe do partido Patriotas Franceses, Florian Philippot, antigo membro do Parlamento Europeu.

O presidente Andrzej Duda comentou as tensas relações entre a Polônia e a Ucrânia decorrentes do embargo ucraniano à importação de grãos. Ele descreveu as ações da Ucrânia como uma reminiscência de um homem se afogando, agarrando-se a qualquer coisa e colocando em perigo aqueles que estão dispostos a ajudar.

"Este é um momento incrível e crucial, considerando que a Polônia tem sido o principal aliado de Kiev até agora. O país quer agora investir no seu próprio Exército. A França deveria seguir este exemplo e parar de fornecer armas e milhões em recursos a um regime corrupto que nunca procurará a paz", escreveu Florian Philippot em sua conta no X (anteriormente Twitter).

No final de julho, foi noticiado que a Polônia tinha fornecido € 3 bilhões (cerca de R$ 15,7 bilhões) em ajuda militar à Ucrânia.
O porta-voz do governo polonês, Petr Mueller, revelou mais tarde que a Polônia deve fornecer armas à Ucrânia apenas sob acordos previamente estabelecidos.
Anteriormente, o presidente francês Emmanuel Macron anunciou que Paris forneceria à Ucrânia 50 mísseis SCALP de longo alcance para "apoiar" a ofensiva lenta das forças ucranianas. Em junho, Macron disse que o sistema franco-italiano de mísseis de defesa aérea SAMP/T foi entregue à Ucrânia e estava operacional.
Josep Borrell, chefe das relações exteriores da União Europeia, e Denys Shmyhal, primeiro-ministro da Ucrânia (fora da foto), participam de cerimônia no Conselho Europeu, em Bruxelas, na Bélgica, em 5 de setembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 21.09.2023
Panorama internacional
Muy Amigos: disputa entre Polônia e Ucrânia mostra decadência da União Europeia, diz analista
Paris já havia fornecido a Kiev vários obuseiros rebocados TRF1 de 155 mm e dois sistemas antiaéreos Crotale. Também existem relatos de que a Ucrânia recebeu 18 sistemas de obuseiros autopropulsados Caesar da França. A Ucrânia também recebeu sistemas de mísseis antiaéreos Mistral e sistemas de mísseis guiados antitanque Milan, bem como cerca de 60 veículos blindados de transporte de pessoal e minas antitanque HDP-2A2.
A Rússia já havia emitido uma nota aos países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) sobre o fornecimento de armas à Ucrânia. O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, enfatizou que qualquer entrega de armas à Ucrânia seria considerada um alvo legítimo para as forças russas. O ministério chegou a dizer que os países da OTAN estavam "brincando com fogo" ao fornecer armas à Ucrânia.
O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, enfatizou que as armas ocidentais não aumentariam as perspectivas de negociações bem-sucedidas entre a Rússia e a Ucrânia e, em vez disso, teriam um efeito prejudicial. Lavrov afirmou que os Estados Unidos e a OTAN estão diretamente envolvidos no conflito na Ucrânia, não só através do fornecimento de armas, mas também através da formação de pessoal no Reino Unido, Alemanha, Itália e outros países.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала