DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Filmagens famosas de OVNIs são colocadas em dúvida sob alegações 'menos extraordinárias'

CC0 / / UFO (imagem de referência)
UFO (imagem de referência) - Sputnik Brasil, 1920, 17.09.2023
Nos siga no
A agência espacial dos EUA revelou alguns resultados da análise de objetos anômalos não identificados (UAP, na sigla em inglês) de uma equipe científica independente e o nome do novo diretor de pesquisa de OVNIs da NASA.
A Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço dos EUA (NASA) colocou em dúvida um dos mais populares vídeos de objetos voadores não identificados (OVNIs) capturados pelos militares dos EUA. O vídeo infravermelho GoFast foi filmado por pilotos de caça da Marinha norte-americana na costa do Atlântico em janeiro de 2015.
Novas análises "revelam uma interpretação menos extraordinária" do avistamento, de acordo com um relatório divulgado no dia 14 de setembro, sugerindo que o OVNI GoFast era "muito provavelmente" apenas um objeto convencional "à deriva com o vento".

Seria mesmo um objeto à deriva?

A NASA contratou uma equipe de estudo independente em junho de 2022 para examinar os eventos de OVNIs que não pareciam ser "fenômenos naturais" ou aeronaves "de uma perspectiva científica". Estes especialistas alegam agora que a possível "deriva devido ao vento" do chamado OVNI não foi levada em consideração, uma vez que os dados da velocidade do vento foram divulgados a partir do momento do avistamento do fenômeno GoFast.

Três vídeos supostamente mostrando aeronaves militares dos EUA encontrando objetos estranhos que podem ou não ter sido OVNIs, comumente conhecidos como Gimbal, FLIR1 e GoFast, foram originalmente divulgados em 2017 e 2018 pela mídia americana. O GoFast foi um vídeo da Marinha dos EUA de um encontro em 2015, feito a bordo de um caça a jato da Marinha do porta-aviões nuclear USS Theodore Roosevelt, perto da costa da Flórida. A filmagem mostrou aeronaves misteriosas e sem asas viajando em velocidades hipersônicas, supostamente sem meios de propulsão visíveis.

Em setembro de 2019, Joseph Gradisher, porta-voz do vice-chefe de Operações Navais, confirmou pela primeira vez que os três vídeos possivelmente mostrando OVNIs em forma de "Tic-Tac" eram de natureza "não autorizada e não identificada".
Em maio passado, um dos membros do novo painel consultivo da OVNI, Josh Semeter, diretor do Centro de Física Espacial da Universidade de Boston, apresentou uma análise preliminar das imagens do GoFast afirmando que "provavelmente" foi algum objeto carregado por uma "forte brisa", com base na exibição do vídeo infravermelho. Os cálculos de Semeter sugeriram que o objeto intrigante estava viajando a cerca de 64 quilômetros por hora (mph).

"Essa é uma velocidade consistente com a velocidade do vento a 13.000 pés [aproximadamente 3960 metros]", disse Semeter. No entanto, o novo relatório afirma que "nosso cálculo negligenciou os efeitos do vento na aeronave", acrescentando que "há incerteza neste resultado".

O relatório recém-lançado concluiu que "um evento UAP bem conhecido é o vídeo GoFast, gravado por aviadores da Marinha do USS Theodore Roosevelt. Um quadro estático deste vídeo é mostrado na figura abaixo, onde a câmera infravermelha travou em um pequeno objeto no centro. O vídeo dá a impressão de um objeto deslizando acima do oceano em alta velocidade. Mas a análise das informações numéricas na tela revela uma interpretação menos extraordinária."
Alienígena (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920, 15.09.2023
Ciência e sociedade
Após relatos mexicanos sobre ETs, NASA diz que 'não achou nenhuma evidência' de OVNIs alienígenas
Além disso, também foi anunciado que Mark McInerney é o novo diretor de pesquisa de OVNIs.
O relatório reconheceu ainda que "muitas das missões científicas da NASA estão, pelo menos em parte, focadas em responder à questão de saber se existe vida fora da Terra". Assim, admitiu que, "a procura de sinais de tecnologia alienígena é uma extensão natural dessas investigações [...]. Se reconhecermos a plausibilidade de qualquer uma destas, então deveríamos reconhecer que todas são pelo menos plausíveis".
No entanto, desde que o relatório foi divulgado, uma série de céticos citaram simulações de computador, alegando que, independentemente da questão do "vento", "permanecem questões em aberto" em relação ao GoFast.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала