- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Aumento das sanções unilaterais pode levar à fragmentação da economia mundial, alerta OMC

© AP Photo / Fabrice CoffriniEntrada para a sede da OMC em Genebra, Suiça (foto de arquivo)
Entrada para a sede da OMC em Genebra, Suiça (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 12.09.2023
Nos siga no
O aumento das medidas comerciais unilaterais ameaça o futuro da economia mundial e pode levar à sua fragmentação, ir longe demais na questão das sanções é contraproducente, de acordo com o relatório da Organização Mundial do Comércio (OMC) citando as palavras da diretora-geral Ngozi Okonjo-Iweala.

"Na OMC temos visto um aumento brusco de medidas comerciais unilaterais. Se não for controlada, esta tendência poderá no final levar à fragmentação da economia mundial. [...] Como as preocupações de segurança estão se tornando um fator cada vez mais influente na política comercial, o relatório observa que alguma reorganização das relações comerciais atuais pode ser o resultado das tensões atuais, mas adverte que ir longe demais seria contraproducente", acredita ela.

Ngozi Okonjo-Iweala acrescentou que a ordem econômica internacional pós-1945 foi baseada na ideia de que a interdependência entre os países através de laços comerciais e econômicos expandidos, contribuiria para a paz e a prosperidade compartilhada, mas "hoje essa visão está ameaçada, assim como o futuro de uma economia global aberta e previsível".
Assim, segundo a diretora-geral da OMC, a "policrise" na geopolítica, na saúde pública, no meio ambiente e na economia levou muitas pessoas a argumentar que a globalização expõe os países a riscos excessivos, e tais visões começaram a moldar a política comercial.

"Dados de longo prazo mostram que o comércio deu uma contribuição positiva para a paz entre as nações", ressaltou ela.

Enfatizando, ela apontou que a pandemia da COVID-19, o conflito na Ucrânia e os choques climáticos demonstraram como mercados internacionais profundos e diversificados "ajudam os países a lidar com a escassez imprevista através de suprimentos de fontes alternativas".
Anteriormente, o porta-voz do presidente russo, Dmitry Peskov, afirmou que o papel da OMC está evaporando todos os dias, ela não se opõe à política destrutiva de imposição de novas sanções.
A diretora-geral da Organização Mundial do Comércio, Ngozi Okonjo-Iweala (C), faz seu discurso durante a sessão de encerramento de uma Conferência Ministerial da Organização Mundial do Comércio na sede da OMC em Genebra, 17 de junho de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 17.06.2022
Notícias do Brasil
Após confronto entre Índia e Brasil na OMC, pacote de acordos deixa de fora prioridade brasileira
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала