- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Putin: economia global segue mudando, pois o Ocidente viola o sistema de laços financeiros

© Sputnik / Aleksandr VilfPresidente russo, Vladimir Putin, faz discurso na sessão plenária do Fórum Econômico do Oriente em Vladivostok, 12 de setembro de 2023
Presidente russo, Vladimir Putin, faz discurso na sessão plenária do Fórum Econômico do Oriente em Vladivostok, 12 de setembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 12.09.2023
Nos siga no
O presidente russo Vladimir Putin afirmou que a economia global continua mudando, pois o Ocidente está violando o sistema de relações financeiras.
"Sabemos e vemos muito bem como a economia global mudou e continua mudando nos últimos anos, inclusive devido ao fato de alguns países, principalmente ocidentais, estarem violando com as próprias mãos o sistema de relações financeiras, comerciais e econômicas criadas de variadas maneiras por eles próprios", afirmou Putin durante o VIII Fórum Econômico do Oriente.
Com a deterioração do sistema financeiro pelo Ocidente, só aumenta o número de países que querem cooperar não conforme as normas ocidentais, mas em prol da humanidade.
"Em suas atividades e políticas, eles não priorizam alguns fatores políticos oportunistas atuais, mas sim a promoção de seus próprios projetos de transporte, energia, indústria, financeiros e humanitários. Projetos que possam trazer e trazem o benefício direto de longo prazo para a população desses países. Ou seja, está nascendo um novo modelo de relacionamento e integração, mas não conforme os padrões da elite ocidental, para o bilhão de ouro, mas sim para toda a humanidade", destacou.
Putin observou que é muito importante que, neste contexto, haja uma expansão para uma cooperação empresarial verdadeira entre os Estados, sem serem submetidos a qualquer pressão externa, mas sim de acordo com seus próprios interesses.
"É muito importante que, nesse contexto, haja a expansão do espaço para uma cooperação comercial verdadeira entre os Estados, sem estarem sujeitos a qualquer pressão externa, e que sigam os seus próprios interesses nacionais", declarou.
Putin também falou que é preciso preservar a memória histórica, para que seja possível reagir às ameaças contra os países, mesmo que tenha que fazer todos os esforços necessários.
"Quando se fala sobre a necessidade de preservar a memória histórica, eu já falei: eu apoio plenamente, nós faremos isso a nível nacional, para que isso não se repita", declarou Putin.
Ele também afirmou não ver dificuldades em restaurar a posição russa nos países aos que forneceu ajuda há muitos anos.
Putin ressaltou que nada pode fazer sobre a política externa que contradiz os interesses dos outros países, ao contrário do Ocidente que pressiona os parceiros, e não tem amigos.
"Não se pode fazer nada com relação à política externa, que contradiz os interesses de outras nações. Mas se falarmos sobre os roubos, surgem os principais países ocidentais, acima de tudo os EUA. Eles pressionam seus aliados e seus assim chamados parceiros. Eles não têm amigos, apenas interesses", afirmou.
Novamente, o presidente russo fez questão de lembrar o fato de como o Ocidente transportava os africanos enjaulados e invadia os territórios africanos.
"O que fizeram os antigos colonizadores? Recentemente me mostraram fotos de como os africanos eram transportados enjaulados nos países europeus, como na Bélgica. É impossível olhar isso sem lágrimas nos olhos [...]. Na África, isso ninguém vai esquecer [...]. E agora [países ocidentais] ainda tentam comandar e realizar [na África] sua política de neocolonização", declarou Putin.
Além disso, Putin recordou que os países ocidentais criaram um sistema financeiro de crédito nos países africanos, onde estes países não podiam pagar de jeito algum, mostrando a verdadeira face do Ocidente.
O VIII Fórum Econômico do Oriente ocorre entre os dias 10 e 13 de setembro de 2023, na cidade russa de Vladivostok.
O presidente russo, Vladimir Putin (à direita), e o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, posam para fotógrafos durante seu encontro em Vladivostok, Rússia - Sputnik Brasil, 1920, 08.09.2023
Panorama internacional
Putin felicita Kim Jong-un pelo 75º aniversário da República Popular Democrática da Coreia
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала