- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Que submarinos tem a Coreia do Norte na sua frota?

© AFP 2023 / Jung Yeon-jeSoldado sul-coreano (à direita) passa por tela de televisão com noticiário sobre o teste de míssil balístico lançado por submarino da Coreia do Norte em uma estação ferroviária em Seul, Coreia do Norte, 25 de agosto de 2016
Soldado sul-coreano (à direita) passa por tela de televisão com noticiário sobre o teste de míssil balístico lançado por submarino da Coreia do Norte em uma estação ferroviária em Seul, Coreia do Norte, 25 de agosto de 2016 - Sputnik Brasil, 1920, 09.09.2023
Nos siga no
O país asiático possui dezenas de submarinos, pertencentes a quatro classes diferentes. A Sputnik detalhou as caraterísticas desses navios ao dispor das Forças Armadas da Coreia do Norte.
A Coreia do Norte apresentou na sexta-feira (8) seu mais novo submarino, chamado de Yongung Kim Kun Ok (Herói Kim Kun Ok).
Descrito como um "submarino tático de ataque nuclear", a embarcação é uma reconstrução de um submarino existente, disse o presidente norte-coreano Kim Jong-un. Alguns observadores ocidentais sugeriram que ele poderia ser baseado em um submarino do Projeto 633 da era soviética, mas tal não foi confirmado por Pyongyang.
"O submarino de ataque nuclear, que durante décadas foi um símbolo de agressão contra nossa república, agora se tornou um símbolo de nosso poder revolucionário para causar medo nos corações de nossos inimigos desprezíveis", disse Kim, citado pela mídia norte-coreana.
O Yongung Kim Kun Ok se junta a dezenas de outros submarinos de quatro classes distintas da Marinha Popular coreana (KPN, na sigla em inglês).

Classe Sinpo

© Foto / DPRK TodaySubmarino da classe Sinpo da Coreia do Norte (imagem referencial).
Submarino da classe Sinpo da Coreia do Norte (imagem referencial). - Sputnik Brasil, 1920, 09.09.2023
Submarino da classe Sinpo da Coreia do Norte (imagem referencial).
Também chamado de classe Gorae (classe Baleia) ou classe Pongdae, é o maior e mais novo submarino da Coreia do Norte em serviço. Até o momento, existe apenas um: o 8.24 Yongung (Herói de 24 de Agosto). Alguns relatos ocidentais sugerem que até seis navios estão sendo construídos no momento.
Seu tamanho é estimado como tendo cerca de 70 metros de comprimento e um peso de quase 2.000 toneladas, o que o torna mais ou menos comparável ao tamanho dos submarinos Type 212 da Alemanha. O 8.24 Yongung é de propulsão diesel-elétrica e tem um alcance estimado de 2.780 km.
Ele foi observado disparando o míssil balístico lançado por submarino Pukguksong-1 e um míssil de cruzeiro lançado de submarino desconhecido.

Classe Sang-O

CC BY-SA 3.0 / Idobi / Submarino Sang-O da Coreia do Norte que encalhou em águas da Coreia do Sul perto de Gangneung, em 1996
Submarino Sang-O da Coreia do Norte que encalhou em águas da Coreia do Sul perto de Gangneung, em 1996 - Sputnik Brasil, 1920, 09.09.2023
Submarino Sang-O da Coreia do Norte que encalhou em águas da Coreia do Sul perto de Gangneung, em 1996
O primeiro submarino Sang-O (classe Tubarão) foi apresentado em 1991 como um pequeno submarino de ataque diesel-elétrico, embora esteja entre os maiores submarinos norte-coreanos de fabricação nacional.
O submersível tem cerca de 34 metros de comprimento, 370 toneladas de deslocamento, quatro tubos de torpedo e pode carregar 16 minas, embora algumas estejam desarmadas e sejam usadas para enviar comandos anfíbios.
A KPN tem 40 submarinos Sang-O em serviço, alguns dos quais são mais alongados, com um comprimento de 40 metros.

Classe Yono

© Foto / MehrSubmarino da classe Ghadir do Irã, uma versão construída sob licença do submarino da classe Yono da Coreia do Norte
Submarino da classe Ghadir do Irã, uma versão construída sob licença do submarino da classe Yono da Coreia do Norte - Sputnik Brasil, 1920, 09.09.2023
Submarino da classe Ghadir do Irã, uma versão construída sob licença do submarino da classe Yono da Coreia do Norte
Outra embarcação pequena da KPN é a classe Yono (classe Salmão), um submarino de 29 metros de comprimento e 130 toneladas lançado em 1965.
O pequeno submarino tem espaço para apenas dois tripulantes e, segundo informações, não é capaz de recarregar seus dois tubos de torpedo. No entanto, igual ao Sang-O, ele pode transportar até sete comandos para uma missão secreta.
A KPN pode ter cinco submarinos da classe Yono ainda em serviço, de acordo com observadores ocidentais.

Type 033

© Foto / KCNASubmarino Type 033 da Marinha Popular Coreana. O Type 033 é uma versão construída sob licença do submarino Projeto 633 da União Soviética, fornecido à China
Submarino Type 033 da Marinha Popular Coreana. O Type 033 é uma versão construída sob licença do submarino Projeto 633 da União Soviética, fornecido à China - Sputnik Brasil, 1920, 09.09.2023
Submarino Type 033 da Marinha Popular Coreana. O Type 033 é uma versão construída sob licença do submarino Projeto 633 da União Soviética, fornecido à China
O Type 033 é baseado no submarino Projeto 633 da URSS, e surgiu pela primeira vez em 1957. O Type 033 é o maior submarino da KPN, pesando 1.800 toneladas e tendo 76,6 metros de comprimento.
A KPN tem cerca de 20 navios Type 033. Pyongyang obteve sete das embarcações da China entre 1973 e 1975 e construiu o restante com peças compradas a Pequim, mantendo a designação chinesa de Type 033. A República Popular da China construiu esses submarinos depois de obter os planos da União Soviética antes da ruptura sino-soviética no início da década de 1960.
Além de serem os maiores, os Type 033 também são os mais rápidos e de maior alcance da Coreia do Norte, sendo capazes de operar por quase 7.100 km com propulsão a diesel ou quase 500 km quando submersos e funcionando com baterias. Eles podem atingir uma velocidade de 15,3 nós na superfície ou 13,18 nós submersos.
Estes submarinos têm seis tubos de torpedo na proa e mais dois na popa, que podem ser usados para disparar torpedos tradicionais ou mísseis antinavio lançados horizontalmente. Eles também podem ser usados para implantar até 28 minas navais.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала