- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Especialista: mísseis de cruzeiro lançados pela Coreia do Norte podem atingir bases dos EUA

© AP Photo / Lee Jin-manEm uma estação de trem em Seul, na Coreia do Sul, uma tela mostra um programa de televisão reportando um novo teste de armas realizado pela Coreia do Norte, em 17 de abril de 2022
Em uma estação de trem em Seul, na Coreia do Sul, uma tela mostra um programa de televisão reportando um novo teste de armas realizado pela Coreia do Norte, em 17 de abril de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 13.03.2023
Nos siga no
Ontem, 12 de março, a Coreia do Norte lançou dois mísseis estratégicos de cruzeiro que atingiram alvos no mar do Japão, informou a Agência Central de Notícias da Coreia (KCNA, na sigla em inglês).

"Dois mísseis estratégicos de cruzeiro atingiram com precisão o alvo no mar do Leste [mar do Japão]", indica o relatório, segundo o qual o tempo de voo foi de 7.563-7.575 segundos.

Os mísseis foram lançados do submarino 8.24 Yongung, voaram em uma trajetória em forma de oito e percorreram cerca de 1.500 quilômetros.
Segundo Kim Dong-yup, professor associado da Universidade de Estudos Norte-Coreanos em Seul, vale ressaltar que esta é a primeira vez que um míssil de cruzeiro norte-coreano foi comprovadamente lançado de um submarino. Antes disso, apenas mísseis balísticos tinham sido disparados de submarinos.
O especialista supõe que não seja uma arma nova, mas um míssil de cruzeiro melhorado, lançado até agora do solo.
Dada a afirmação sobre o alcance do míssil, diz o analista, se lançado mesmo do mar do Japão, seria capaz de alcançar não só o território principal do Japão, mas também as bases estadunidenses em Okinawa.

"Até mesmo Guam, que é a base principal a partir da qual as forças e os meios estratégicos utilizados nos exercícios conjuntos dos EUA e Coreia do Sul decolam, poderia estar dentro do alcance dos mísseis", acredita Kim Dong-yup.

Tela televisiva mostra Kim Jong-un, líder da Coreia do Norte, durante noticiário na Estação Ferroviária de Seul, Seul, Coreia do Sul, 1º de janeiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 12.03.2023
Panorama internacional
Kim Jong-un exige que o Exército da Coreia do Norte se prepare para enfrentar 'provocações'

Resposta e advertência

Os lançamentos de mísseis foram realizados um dia antes das manobras militares Freedom Shield e Warrior Shield dos EUA e Coreia do Sul, que começaram na segunda-feira (13).
Estes treinamentos representam um retorno de fato às manobras Foal Eagle, interrompidas em 2019 devido ao desejo da anterior administração sul-coreana de desenvolver relações diplomáticas com Pyongyang.
De acordo com Kim Dong-yup, os lançamentos norte-coreanos são uma resposta a esses exercícios conjuntos, bem como uma reação à cooperação militar entre a Coreia do Sul, EUA e Japão.
Como observa a agência norte-coreana Voz da Coreia, os lançamentos mostraram a vontade do Exército Popular Coreano de manter o controle sobre a situação atual, em uma época em que "a guerra aberta dos imperialistas norte-americanos e dos fantoches sul-coreanos contra a Coreia do Norte está ocorrendo".
As autoridades norte-coreanas advertiram que Seul e Washington enfrentarão contramedidas se implementarem seus planos de manobras conjuntas.
Coreia do Norte comemora 75 anos de seu Exército e mostra possível novo míssil intercontinental durante um grande desfile militar na capital norte-coreana, Pyongyang, em 8 de fevereiro - Sputnik Brasil, 1920, 09.03.2023
Coreia do Norte dispara míssil balístico no mar Amarelo, indicam relatos
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала