- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Substituição de Reznikov: quem é o novo ministro da Defesa ucraniano, Rustem Umerov?

© AFP 2023 / Sergei KholodilinMembro do parlamento ucraniano, Rustem Umerov participa das negociações de paz com a delegação russa na região de Gomel, Belarus, 28 de fevereiro de 2022
Membro do parlamento ucraniano, Rustem Umerov participa das negociações de paz com a delegação russa na região de Gomel, Belarus, 28 de fevereiro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 05.09.2023
Nos siga no
Vladimir Zelensky demitiu o ministro da Defesa, Aleksei Reznikov, de seu cargo no domingo (3), citando a necessidade de "novas abordagens e outros formatos de interação com os militares e a sociedade em geral". A Sputnik contatou um veterano político ucraniano no exílio e um oficial reformado do Exército dos EUA para entender melhor a substituição.
O presidente da Ucrânia escolheu o chefe do Fundo de Propriedade Estatal, Rustem Umerov, como seu candidato preferido para substituir Reznikov, com a sua aprovação pelo parlamento quase garantida, após a proibição de Zelensky dos principais partidos da oposição no ano passado.
Reznikov, um político de carreira e advogado que serviu como ministro da Defesa desde novembro de 2021, parecia não ter ilusões sobre o cargo que estava ocupando, admitindo no início deste ano que os ucranianos estavam sendo obrigados a "cumprir a missão da OTAN" contra a Rússia, com ucranianos "derramando seu sangue" para que os militares da Organização do Tratado do Atlântico (OTAN) não tenham de derramar o seu.
O nome de Reznikov está associado a vários escândalos de grande escala, desde preços inflacionados de alimentos e combustíveis para o Exército, a uma disputa de aquisição de casacos de inverno, esquemas de evasão de recrutamento motivada pela corrupção e esquemas de pagamento, e alegações criminais relacionadas com furto e contrabando de armas. O seu mandato como ministro da Defesa foi coroado pelo fracasso da contraofensiva de três meses, que custou a vida de mais de 43.000 soldados ucranianos e milhares de veículos blindados, sem obter quaisquer ganhos substanciais contra as forças russas entrincheiradas em Donbass, Kherson e Zaporozhie.
Aleksei Reznikov, ministro da Defesa da Ucrânia, participa de reunião na sede da OTAN em Bruxelas, Bélgica, 15 de junho de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 04.09.2023
Panorama internacional
'Há dissidência' em Kiev: demissão de ministro da Defesa revela problemas maiores, dizem analistas
A biografia de Umerov é simples para alguém da classe política pró-Ocidente da Ucrânia. Nascido em 1982 no Uzbequistão soviético, Umerov, de etnia tártara da Crimeia, tornou-se em 2019 legislador no parlamento ucraniano pelo Golos – um partido político liberal de centro-direita e pró-europeu. O político desempenhou um papel ativo na divulgação de propaganda flagrante sobre os alegados maus-tratos da comunidade tártara da Crimeia por parte da Rússia na Crimeia – afirmações que os líderes tártaros da Crimeia que realmente vivem na península desmentiram repetidamente.
Umerov foi escolhido para ingressar no Conselho de Segurança e Defesa Nacional da Ucrânia em 2020, com a sua pasta focada no trabalho em estratégias para a "desocupação da Crimeia". Em setembro de 2022, ele foi escolhido por Zelensky para se tornar presidente do Fundo de Propriedade do Estado, reunindo-se com investidores estrangeiros ricos ansiosos para tirar vantagem da liquidação imediata de ativos estatais ucranianos, incluindo a United Mining and Chemical Company, a fábrica portuária de Odessa, e Centerenergo, uma das maiores empresas de geração de energia da Ucrânia.

Uma nota aparentemente incomum da biografia de Umerov é a sua total falta de experiência militar. Ao contrário de Reznikov, que serviu na Força Aérea Soviética até o posto de sargento na década de 1980, Umerov nunca serviu nas Forças Armadas da Ucrânia.

"A Ucrânia mudou hoje para um modelo europeu de governança. A sua essência reside no fato de o ministro da Defesa não ter nada a ver com o comando e controle das tropas", explicou à Sputnik Vladimir Oleinik, um político ucraniano e antigo legislador da Suprema Rada que agora vive exilado fora da Ucrânia.
Em vez disso, disse Oleinik, o comando e o controle das tropas cabem a Zelensky e ao comandante em chefe das Forças Armadas, Valery Zaluzhny.
O cargo de ministro da Defesa "está relacionado com provisões para o Exército, licitações, ordens estatais. Tem a ver com a representação do Ministério da Defesa no parlamento, no exterior, e assim por diante. [Umerov] sabe inglês. Isso é o suficiente. Temos que lembrar que Ursula von der Leyen já chefiou o Ministério da Defesa alemão, embora fosse ginecologista de profissão".

Encruzilhada ucraniana

O papel que Umerov vai desempenhar como ministro da Defesa não depende de seus próprios desejos, e nem mesmo dos de Zelensky, enfatizou Oleinik. Em vez disso, o fator decisivo vai ser desempenhado pelos "parceiros" de Kiev do outro lado do oceano.
"Ainda não está claro qual programa ele vai aderir, porque os Estados Unidos têm dois caminhos estratégicos possíveis. O atual é continuar o conflito 'até o último ucraniano'. O segundo é congelá-lo. Em um futuro próximo, nós veremos com base em outras mudanças de pessoal que decisões serão finalmente tomadas pelos EUA. Na Ucrânia, ninguém resolve de forma independente questões relacionadas com pessoal sem os americanos", disse o político ucraniano exilado, acrescentando que como o lado que "paga o músico", Washington tem o direito de escolher a música.
Ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu - Sputnik Brasil, 1920, 05.09.2023
Panorama internacional
Shoigu: escondendo fracasso da ofensiva, Kiev ataca alvos civis e passa isso por vitórias

Três coisas que o ministro da Defesa da Ucrânia deve saber

Oleinik listou três coisas que um ministro da Defesa ucraniano deve saber para ter sucesso no seu trabalho. "Primeiro, ele não deve tentar ser inteligente. Ele deve repetir o que lhe foi dito e fazer o que lhe foi dito. Isso é muito importante. Segundo, ele deve saber como dividir tudo corretamente. E terceiro [...] ele não deve roubar de si próprio."

A experiência de Umerov no Fundo de Propriedade do Estado vai ser útil, disse Oleinik, com os requisitos desse trabalho, centrado em "comprar e vender" e "dividir tudo corretamente" para que "seus rapazes recebam tudo e todos os outros recebam o que está prescrito sob a lei" igualmente aplicável ao Ministério da Defesa.
Uma vez que quaisquer reformas sérias exigiriam dinheiro e aprovação dos curadores de Kiev, Oleinik não espera que Umerov faça quaisquer mudanças substanciais e sensatas, com a expectativa de que o Ministério da Defesa, dominado pela corrupção, continue a trabalhar, com aqueles que têm dinheiro para pagar subornos capazes de comprar seu caminho para escapar do recrutamento, enquanto aqueles que não o fizerem serão pegos, enviados para o front e enterrados. "Esse é o esquema completo, enquanto os seus próprios filhos se sentem bem vivendo no exterior", disse o observador.
Tanque destruído em Artyomovsk (Bakhmut, em ucraniano) - Sputnik Brasil, 1920, 30.08.2023
Operação militar especial russa
Destino da Ucrânia foi selado muito antes do fracasso da contraofensiva, diz especialista

Dor de cabeça de Zelensky

Earl Rasmussen, tenente-coronel aposentado do Exército dos EUA e consultor internacional especializado em geopolítica e assuntos militares, diz que a demissão de Reznikov provavelmente tem a ver com a busca de Zelensky por algum tipo de "impulso político" para sua popularidade em queda, em meio ao reconhecimento de que seu apoio no Ocidente é minguante.
"Ele está preocupado com o apoio do Ocidente, obviamente", disse Rasmussen à Sputnik. "Eles têm um problema de moral, com certeza [...]. Acho que provavelmente ainda há corrupção acontecendo também. Provavelmente não apenas a defesa, mas também outros departamentos. E a contraofensiva não está indo bem. Quero dizer, para ser direto, é um fracasso total e o conflito nunca deveria ter ocorrido, para começar. Acho que Reznikov foi contaminado até certo ponto. E então [Zelensky está] provavelmente procurando um impulso político ou uma campanha de relações públicas, talvez apaziguando o Ocidente."
O histórico empresarial de Umerov, sua experiência como legislador, o fato de ele ser um tártaro da Crimeia com possíveis conexões e capacidade de coletar informações de dentro da Crimeia — todos esses fatores podem ter desempenhado um papel em sua seleção para substituir Reznikov, especulou Rasmussen.
Um grande ponto positivo sobre a candidatura de Umerov a Zelensky, de acordo com Rasmussen, é que ele "não tem conexões com os militares, então você não pode apontar um dedo para ele e culpá-lo pela catástrofe completa que ocorreu no último um ano e meio e nos últimos três meses". O mesmo se aplica aos escândalos de corrupção que giram em torno de Reznikov, que agora pode ser responsabilizado "por tudo o que está acontecendo", e Umerov foi contratado para dar ao Ministério da Defesa "uma ficha limpa", pelo menos por algum tempo.
Ecoando o ponto de vista de Oleinik sobre a crise ucraniana estar em uma encruzilhada, Rasmussen sugeriu que pode haver opiniões fermentando entre a elite política em Kiev "sobre se eles deveriam realmente entrar em negociações sérias com os russos para estabelecer um cessar-fogo sobre isso. Mas a menos que o Ocidente esteja apoiando, nada vai acontecer. E então não vai fazer nenhuma mudança na direção do conflito, talvez até piorando as coisas", previu.
Questionado se a destituição de Reznikov estava de alguma forma ligada à demissão do ministro da Defesa britânico, Ben Wallace, poucos dias antes, Rasmussen disse que o grande fio condutor que liga os dois parece ser o entusiasmo decrescente nos países ocidentais em continuarem a apoiar Kiev, e o status de Londres como o segundo líder de torcida mais proeminente da contraofensiva, que agora fracassou. Na verdade, a reforma de Wallace pode ter libertado a mão de Zelensky para remover Reznikov, permitindo uma "limpeza tanto no lado ocidental como no lado da defesa ucraniana", resumiu o observador.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала