- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Ucrânia usa dados de inteligência do Ocidente para atacar alvos civis na Rússia, diz mídia

© Sputnik / Aleksei MaishevA sede do Ministério das Relações Exteriores da Rússia (em segundo plano) e as torres do Kremlin, em Moscou (foto de arquivo)
A sede do Ministério das Relações Exteriores da Rússia (em segundo plano) e as torres do Kremlin, em Moscou (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 28.08.2023
Nos siga no
A Ucrânia conta com dados de inteligência ocidental e vigilância por satélite para guiar seus drones em direção a alvos dentro da Rússia, escreveu o jornal The Economist neste domingo (27).
A notícia apoia as alegações de Moscou de que o Ocidente é cúmplice desses ataques "terroristas".
A extensa capacidade de defesa antiaérea e de guerra eletrônica da Rússia significa que os operadores de drones ucranianos geralmente precisam de ajuda externa para atingir alvos dentro da Rússia, informou o The Economist, citando fontes anônimas dentro de vários programas de drones da Ucrânia.

Esta assistência inclui "inteligência (muitas vezes de parceiros ocidentais) sobre radares, guerra eletrônica e meios de defesa antiaérea", aponta o jornal. A Ucrânia tem apenas um único satélite de vigilância, o que significa que qualquer imagem coletada entre suas 15 órbitas diárias provavelmente é fornecida por satélites ocidentais.

Arranha-céus do centro de negócios Moskva-City da cidade de Moscou. - Sputnik Brasil, 1920, 23.08.2023
Operação militar especial russa
Drones de Kiev são abatidos ao tentarem atacar centro financeiro de Moscou (FOTO, VÍDEOS)
Embora a Ucrânia muitas vezes tente atingir alvos militares no interior da Rússia, muitos de seus ataques atingem a infraestrutura civil e áreas residenciais. Em um dos incidentes mais recentes, um pequeno drone atingiu um bloco de apartamentos na cidade de Kursk, quebrando janelas, mas felizmente não deixando feridos.
Moscou tem acusado os apoiadores ocidentais da Ucrânia de cumplicidade nesses ataques. "Sabemos muito bem que as decisões sobre tais ações, sobre esses ataques terroristas, são tomadas não em Kiev, mas em Washington", disse em maio o porta-voz do presidente russo Dmitry Peskov, após um drone atingir o Kremlin.
Moscou também acusou os serviços secretos britânicos e norte-americanos de ajudar Kiev em recentes ataques de mísseis contra a ponte da Crimeia.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала