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Operação militar especial russa
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'Voila, temos poder aéreo'? Envios de F-16 à Ucrânia vão levar anos para ter resultado, diz analista

© flickr.com / Departamento de Defesa dos EUA Avião F-16 da Real Força Aérea Norueguesa
Avião F-16 da Real Força Aérea Norueguesa - Sputnik Brasil, 1920, 21.08.2023
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Embora a Ucrânia agora esteja preparada para receber caças F-16 Falcon da OTAN, eles não vão estar no campo de batalha por pelo menos seis meses e têm poucas chances de serem eficazes por pelo menos dois anos, o que significa que o programa não afeta o curso da operação especial militar russa na Ucrânia, disseram especialistas à Sputnik.
Segundo o último acordo firmado entre as potências da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e a Ucrânia, os Países Baixos e a Dinamarca vão fornecer juntas a Kiev 61 caças F-16 Falcon das variantes A/B mais antigas — com equipamentos atualizados — em troca de permissão para comprar novas versões do caça dos Estados Unidos.
Kiev há muito procura os Falcons, que foram introduzidos como interceptadores na década de 1970 para combater caças e bombardeiros soviéticos, já que um ano e meio de combate reduziu severamente suas forças aéreas. Enquanto as potências ocidentais que são ex-aliadas soviéticas até agora forneceram à Ucrânia aeronaves de fabricação soviética de seus próprios estoques, enviar caças de fabricação ocidental representa um novo desafio, pois tanto os pilotos ucranianos quanto a tecnologia ucraniana terão que ser adaptados para usá-los.
Boris Rozhin, um especialista militar do Centro de Jornalismo Político-Militar, um think tank independente de assuntos militares russos, disse que a transferência de combatentes provavelmente seria lenta e apresentaria poucos problemas para as forças russas.
"Foi prometido que a Dinamarca e os Países Baixos deveriam receber 61 caças F-16 de acordo com seus planos dentro de três anos. Ou seja, alguma quantidade será entregue possivelmente antes do final do ano, algumas peças chegarão em 2024-25 e até possivelmente em 2026. Este é um processo bastante demorado, em cada etapa do qual podem surgir problemas geopolíticos e técnicos. Talvez o conflito não dê em nada até então. Várias coisas podem acontecer. Mas não há nenhuma dúvida particular de que essas aeronaves serão fornecidas em princípio, o processo está em andamento, aprovado pelos Estados Unidos", disse ele à Sputnik.
"Já passou para a fase de implementação prática, então os aviões vão participar dos combates. Depende da quantidade da primeira entrega. Além disso, quantas aeronaves serão entregues como parte do primeiro lote também não está claro, assim como o número final de aeronaves que serão fornecidas às tropas ucranianas", disse Rozhin.
"Se, no entanto, os aviões forem entregues, os pilotos tiverem tempo para dominar essas máquinas e aprender a manuseá-las de maneira correta e eficiente, então elas serão usadas para lançar mísseis. Ou seja, também procurarão realizar ataques com mísseis contra nossas instalações, porque voam em baixas altitudes", disse Rozhin.
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"Em resposta, podemos atacar os aeródromos onde estão baseados e armazéns com mísseis que são transmitidos do Ocidente. Como a inteligência russa tem certas capacidades para rastrear essas cargas, é possível detectar sua localização e eliminá-las antes mesmo do início de sua operação", continuou Rozhin. "Provavelmente também veremos ataques a alvos militares, instalações de acomodação de pessoal e guarda de estacionamento ou reparo de tais veículos. Eles precisarão escondê-los bem para evitar tais golpes."
Ele observou que essas aeronaves são muito usadas, tendo sido o esteio das forças aéreas dinamarquesas e holandesas por anos, o que significa que o processo de transferência vai ter que incluir trabalhos de reparo, além de treinamento e adaptação para disparar mísseis ucranianos.
"As próprias máquinas deveriam ser usadas para lançar vários tipos de mísseis da OTAN, que agora estão sendo usados por meio de modificações em antigas aeronaves soviéticas. É claro que eles serão capazes de lançar mísseis ar-terra, ar-ar e tentar de alguma forma neutralizar as aeronaves russas, que dominam o céu na linha de frente e representam uma ameaça particular. Ou seja, eles tentarão de alguma forma desafiar a superioridade aérea russa e serão bloqueados no território da Ucrânia. Nesse caso, a expansão das pistas e o fortalecimento dessas pistas já estão em andamento, pois possuem requisitos operacionais mais rigorosos do que, digamos, na Rússia, os MiG-29, Su-27 de fabricação soviética. A munição, é claro, será fornecida pelo Ocidente."
Ele acrescentou que "não se pode descartar que alguns dos pilotos sejam pilotos da OTAN que serão usados na Ucrânia sob o disfarce de mercenários ou voluntários".
Earl Rasmussen, um consultor internacional e tenente-coronel aposentado com mais de 20 anos no Exército dos EUA, disse à Sputnik que muito ficou no ar, por assim dizer, sobre como o acordo será realmente implementado.
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"Os Países Baixos ainda nem decidiu quantos aviões vai fornecer porque tem apenas um total de 42 em toda a sua Força Aérea. Eles já têm alguns compromissos internos de treinamento, alguns compromissos internos de defesa e alguns compromissos aparentemente também com a Romênia. Então eles têm que tirar isso e veremos quantos sobraram", explicou Rasmussen.
"E acho que eles também mencionaram — o que acho que se aplica não apenas aos Países Baixos, mas também à Dinamarca e aos Estados Unidos — é que há condições que precisam ser atendidas. Em outras palavras, os pilotos precisam ser treinados, as equipes de manutenção precisam ser treinadas na manutenção, a logística, a capacidade de abastecimento precisam estar em vigor ou precisam ter algum tipo de negociação sobre como farão isso", disse Rasmussen.
Ele observou que mesmo para pilotos experientes, "eles provavelmente estão falando de um mínimo de seis meses" antes de serem capazes de operar o F-16, mas que pode levar até dois anos de treinamento antes que eles possam "voar de forma otimizada o avião em formações que você deseja de forma adequada" para missões de combate.
"Portanto, não se trata apenas de comprar aviões, embarcar em aviões e 'voilá, temos poder aéreo agora'. Não vejo nada acontecendo até — eles podem ter compromissos com os aviões, mas não vejo nada acontecendo até no próximo ano, no mínimo", disse ele à Sputnik.
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"Além disso, há rumores de que alguns dos aviões podem precisar de manutenção. E isso provavelmente é verdade. Às vezes, há uma certa porcentagem — em alguns países de até 30-40% — que não funciona e que está em manutenção no momento", explicou. "Eles podem precisar ser atualizados antes de ir, eles podem ser trazidos de volta a uma condição operacional antes de ir. Então os aviões estarão lá no próximo mês? Absolutamente não. Se estiverem, estarão plantados em uma pista se preparando para serem atingidos porque não terão ninguém para pilotá-lo.
"Eu entendo que eles têm alguns pilotos, alguns pilotos que já foram treinados. Realisticamente, não acho que veremos, embora a Dinamarca tenha dito que pode transferir seis imediatamente. Eu realmente não vejo isso [acontecer] quando as condições forem atendidas. Não vejo nenhuma dessas condições sendo atendidas por pelo menos seis meses. Então, estamos olhando para o ano que vem antes mesmo de o avião começar a entrar [em operação]."
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