Verificação de fatos: desmistificando as alegações de Blinken sobre acordo de grãos

© AP Photo / Virginia MayoAntony Blinken, secretário de Estado dos EUA, fala em coletiva de imprensa durante encontro de responsáveis pelas Relações Exteriores da OTAN, na sede da aliança em Bruxelas, Bélgica, 5 de abril de 202
Antony Blinken, secretário de Estado dos EUA, fala em coletiva de imprensa durante encontro de responsáveis pelas Relações Exteriores da OTAN, na sede da aliança em Bruxelas, Bélgica, 5 de abril de 202 - Sputnik Brasil, 1920, 08.08.2023
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A Rússia suspendeu sua participação na Iniciativa de Grãos do Mar Negro no mês passado, citando os esforços sistemáticos do Ocidente para bloquear a exportação de alimentos e fertilizantes russos, e o fato de que apenas 3% dos grãos ucranianos exportados sob o acordo de grãos realmente foram para nações necessitadas.
O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, deu uma entrevista a uma rede de rádio francesa visando os africanos francófonos, fazendo uma série de reivindicações provocativas contra a Rússia relacionadas ao acordo de grãos e reclamando que a doação de dezenas de milhares de toneladas de alimentos por Moscou aos países africanos foi apenas "uma gota no balde" em comparação com o que é necessário.
Quanto do que Blinken disse se alinha com a realidade? Confira a verificação de fatos da Sputnik sobre os comentários do secretário para separar os fatos das informações falsas.

Alegação: acordo de grãos não teria sido necessário se não fosse pela Rússia

"Antes de tudo, acho que precisamos colocar isso no contexto certo. O acordo, que os russos rasgaram por enquanto, não deveria ser necessário em primeiro lugar. Este acordo tornou-se necessário porque a Rússia decidiu invadir a Ucrânia, eles bloquearam as exportações de grãos da Ucrânia para o mundo, principalmente através do porto de Odessa. A Turquia e as Nações Unidas intervieram e o acordo foi implementado há mais de um ano", disse Blinken.
Deixando de lado a responsabilidade direta dos Estados Unidos pela crise ucraniana desde o golpe de Maidan em 2014 e a rejeição de Washington às propostas de garantia de segurança da Rússia na véspera do conflito no final de 2021, os comentários de Blinken sobre por que o acordo de grãos "tornou-se necessário" são falsos na melhor das hipóteses, e uma mentira absoluta na pior delas.
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Na primavera europeia de 2022, logo após a crise de Donbass se transformar em uma guerra por procuração Rússia-OTAN na Ucrânia, a Frota do Mar Negro da Rússia relatou um aumento drástico na mineração de seu próprio litoral pela Ucrânia, impedindo que os transportadores de grãos entrassem ou saíssem dos portos, no sudoeste do país. Moscou rejeitou "categoricamente" as acusações feitas pelos EUA e seus aliados de que a Rússia era de alguma forma responsável pelo bloqueio dos embarques de grãos. O ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, apontou que os próprios países ocidentais criaram obstáculos às exportações de alimentos e estavam provocando uma crise global de alimentos ao introduzir restrições às exportações russas de alimentos.
Em junho de 2022, os especuladores do mercado mundial de trigo perderam o fôlego depois que o presidente Putin anunciou a hipotética prontidão da Rússia para ver as exportações de grãos ucranianos via mar Negro retomadas. A posição da Rússia dependia da necessidade de desminar a costa ucraniana, uma flexibilização das restrições contra a venda de alimentos e fertilizantes russos no exterior e garantias implícitas de que os navios que exportavam grãos ucranianos não seriam usados para armas ou contrabando — garantias que, ao que parece, nunca foram mantidas.
Assinando formalmente a Iniciativa de Grãos do Mar Negro em julho de 2022, Moscou enfatizou o ângulo humanitário de seu consentimento, aceitando os argumentos dos negociadores das Nações Unidas de que privar o mundo de suprimentos ucranianos pode ameaçar com fome nações com insegurança alimentar.
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Reivindicação: acordo de grãos permitiu à Ucrânia exportar 30 milhões de toneladas de grãos para nações famintas

"Enquanto este acordo estava em vigor, a Ucrânia exportou mais de 30 bilhões de toneladas métricas, desculpe-me, 30 milhões de toneladas métricas de grãos. Para colocar em perspectiva, por exemplo, isso equivale a 18 bilhões de pães. Tem um impacto tremendo. Mesmo os países que não receberam o grão diretamente — e, a propósito, 50% das exportações, dois terços das exportações globais de trigo, foram para os países em desenvolvimento – mas mesmo os países que não se beneficiaram diretamente ainda desfrutaram de taxas mais baixas e moderadas de preços. Desde que a Rússia rompeu o acordo, os preços subiram de 10% a 15% para todos e, claro, vemos o impacto nos países que anteriormente importavam grãos diretamente da Ucrânia", disse Blinken.
Os números do secretário sobre a quantidade total de alimentos exportados pela Ucrânia via mar Negro sob o acordo de grãos estão no lugar certo. No entanto, sua falha em explicar para onde esses potenciais "18 bilhões de pães" realmente foram, e a alegação de que "dois terços" das exportações de trigo foram para "países em desenvolvimento" não pode ser caracterizada como outra coisa senão ofuscação deliberada.
Quanto às alegações de Blinken sobre os preços dispararem como resultado da saída da Rússia do acordo de grãos, elas também se mostraram desconectadas da realidade, com um aumento nos preços de US$ 635 (R$ 3.115,63) por alqueire (alq) em meados de julho para US$ 760/alq (R$ 3.728,71) no final do mês voltando para cerca de US$ 645/alq (R$ 3.164,50) nas negociações desta semana, para um aumento de preço total de cerca de 1,5% no mês passado. Tanto para as reivindicações de "10% a 15%" de Blinken.
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Reivindicação: a Rússia não tinha motivos para sair do acordo de grãos

"A Rússia afirma, por exemplo, que tem problemas para exportar seus próprios grãos, o que é falso [...]. As exportações russas atingiram um nível recorde. Bem, em relação a pontos específicos de possíveis problemas, como bancos, transportes etc., temos feito de tudo para que essas questões sejam resolvidas. Por exemplo, escrevi cartas aos nossos bancos, explicando que apoiamos absolutamente a exportação de grãos russos e que não há nada a temer de sanções, que isentam grãos russos, transporte, seguro, etc.", disse Blinken.
As alegações de exportação "recorde" de Blinken também não são totalmente precisas, com as exportações russas de grãos realmente caindo durante o ano agrícola de 2021-2022 (1º de julho de 2021 a 30 de junho de 2022, respectivamente), atingindo 38,1 milhões de toneladas, em comparação com 49 milhões toneladas na temporada 2020-2021, indicando claramente uma desaceleração relacionada em parte às restrições ocidentais, já que os exportadores russos foram forçados a ajustar seus negócios no exterior.
A Rússia — responde por até 20% do mercado mundial de trigo — estabeleceu recordes de exportação de grãos durante o ano agrícola de 2022-2023, vendendo 60 milhões de toneladas de grãos no valor de mais de US$ 41 bilhões (cerca de R$ 201,2 bilhões) de uma colheita total de 157,7 milhões de toneladas, incluindo 104,2 milhões de toneladas de trigo. Mas conseguiu fazê-lo usando métodos de guerrilha, incluindo o comércio de moedas locais, e não devido a qualquer flexibilização das restrições por parte dos países ocidentais.
Em outras palavras, uma série de questões pendentes que limitam o potencial de Moscou para fornecer ainda mais suprimentos de alimentos (e os fertilizantes usados para produzir alimentos) para os países do Sul Global permanece em vigor.
Embora a Rússia e seus parceiros tenham conseguido reduzir o impacto do esmagamento das restrições ocidentais, muito mais poderia ser feito para estabilizar os preços e garantir o abastecimento ao Sul Global se Moscou não estivesse sob a Espada de Dâmocles das sanções dos EUA e da Europa. As garantias de Blinken são muito boas, mas Moscou não pode comer garantias — e nem os países que dependem das exportações russas de alimentos não apenas para seu bem-estar econômico, mas também para estabilidade social e política.
Trigo (imagem de referência) - Sputnik Brasil, 1920, 04.07.2023
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Reivindicação: a oferta de grãos gratuitos da Rússia não pode compensar o acordo de grãos

"A Rússia aparentemente expressou a ideia de exportar 50.000 toneladas métricas de grãos para cinco ou seis países. Pelo acordo, que os russos rasgaram, exportamos 20 milhões de toneladas para países em desenvolvimento. Assim, 50.000 toneladas propostas pela Rússia contra 20 milhões de toneladas exportadas pelo acordo; não há comparação. O que a Rússia está propondo é uma gota no oceano. Não resolve o problema. Não vai parar o aumento dos preços. Não vai mudar o fato de que milhões de toneladas de grãos foram retiradas do mercado e não estão disponíveis para os necessitados, especialmente nos países em desenvolvimento", disse Blinken.
Como mencionado acima, a grande maioria dos "20 milhões de toneladas" mencionadas por Blinken (o que aconteceu com o número de "30 milhões de toneladas", a propósito?) indo para países necessitados.
Em segundo lugar, o número de "50.000 toneladas", levantado por Putin durante a cúpula Rússia-África e planejado para ser entregue nos próximos três a quatro meses, constitui a ajuda alimentar russa direcionada a meia dúzia de nações africanas: Burkina Faso, a República Centro-Africana, Eritreia, Mali, Somália e Zimbábue, todos com insegurança alimentar. Juntamente com a ajuda alimentar direta, Putin disse que a Rússia forneceria "certas tecnologias agrícolas" para permitir que a África garantisse sua própria segurança alimentar.
Em nenhum lugar de seus comentários Putin mencionou que as 50.000 toneladas em ajuda alimentar GRATUITA deveriam substituir o papel do suprimento de grãos ucraniano — a maioria dos quais acabou nos silos de armazenamento de alimentos dos países ocidentais de qualquer maneira. Em outras palavras, esta foi outra ofuscação deliberada de Blinken.
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