- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Chefe da ONU envia carta a Putin com proposta para estender acordo de grãos

© Sputnik / Aleksandr KryazhevGrãos (imagem referencial)
Grãos (imagem referencial) - Sputnik Brasil, 1920, 12.07.2023
Nos siga no
A ONU encontrou maneiras alternativas de ajudar o Rosselkhozbank da Rússia (Banco Agrícola Russo) a lidar com os pagamentos relacionados às exportações de grãos, disse a chefe da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento, Rebeca Grynspan, nesta quarta-feira (12).

"Com relação ao Rosselkhozbank, conseguimos garantir alternativas, caminhos alternativos para o problema do SWIFT", disse Grynspan a jornalistas.

Agora, a ONU está tentando fornecer uma maneira mais rápida de conduzir as operações, mas esse é um dos problemas para os quais não encontrou soluções completas, acrescentou ela.
O secretário-geral da ONU, António Guterres, enviou uma carta ao presidente russo, Vladimir Putin, descrevendo uma proposta para estender o acordo de exportação de grãos — formalmente conhecido como Iniciativa de Grãos do Mar Negro — por mais uns meses até que a União Europeia (UE) consiga conectar uma subsidiária do Rosselkhozbank ao SWIFT, disse o porta-voz das Nações Unidas, Stephane Dujarric, nesta quarta-feira.
Em 22 de julho de 2022, Rússia, Ucrânia, Turquia e as Nações Unidas fecharam um acordo para fornecer um corredor marítimo humanitário para navios com exportação de alimentos e fertilizantes dos portos ucranianos do mar Negro. A ONU, por sua vez, se comprometeu a facilitar as exportações de alimentos e fertilizantes da Rússia em meio às sanções ocidentais.
Desde então, Moscou concordou com várias extensões do acordo de grãos, que agora deve expirar em 17 de julho, mas reclamou que as obrigações com a Rússia não foram cumpridas.
Recep Tayyip Erdogan (à esquerda) e Vladimir Putin (à direita), presidentes da Turquia e da Rússia, respetivamente, conversam à margem da 6ª cúpula da Conferência sobre Interação e Medidas de Fortalecimento da Confiança na Ásia (CICA, na sigla em inglês) no Palácio da Independência em Astana, Cazaquistão, 13 de outubro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 10.07.2023
Panorama internacional
Negociações entre Putin e Erdogan são última esperança para o acordo de grãos continuar, diz fonte
No início de junho, o Ministério da Defesa da Rússia disse que um grupo de sabotagem ucraniano havia explodido o duto de amônia Toliatti–Odessa na região de Carcóvia. O Kremlin disse que o ataque complicaria uma extensão do acordo de grãos.
O vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Vershinin, disse acreditar que o acordo deve ser encerrado no dia 18 de julho.
Ancara ainda está em negociações sobre o acordo de grãos para estendê-lo e, segundo o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, nesta quarta-feira, a Rússia tem algumas propostas sobre a Iniciativa de Grãos do Mar Negro.
"[O presidente russo] Vladimir Putin também tem uma série de propostas, nós as levamos em consideração e continuamos nossos esforços para negociar", disse Erdogan.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала