- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

MRE da Rússia diz que ONU especula sobre duto de amônia Toliatti-Odessa: 'Ainda sem consenso'

© Sputnik / Alexey Malgavko / Acessar o banco de imagensColheita de trigo (imagem de referência)
Colheita de trigo (imagem de referência) - Sputnik Brasil, 1920, 01.06.2023
Nos siga no
O secretariado da ONU está especulando sobre o tema do duto de amônia Toliatti-Odessa, tentando criar a impressão de algum progresso no assunto, disse o vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Vershinin, nesta quinta-feira (1º).
Na quarta-feira (31), o porta-voz da ONU, Stephane Dujarric, disse que o secretário-geral, António Guterres, apresentou "algumas ideias" às partes do acordo de grãos do mar Negro sobre como desbloquear as exportações de amônia da Rússia.

"O Secretariado da ONU, que está bem ciente de nossa posição, continua a especular sobre o tema da amônia, tentando criar a impressão de alguns novos esforços e contatos. Além disso, a ausência de resultados é óbvia — o duto [Toliatti-Odessa] não está funcionando", disse Vershinin.

A posição da Rússia permanece inalterada — a exportação de amônia faz parte dos acordos existentes e deveria ter começado simultaneamente com o transporte de grãos ucranianos, concluiu o diplomata.
Recep Tayyip Erdogan, presidente da Turquia, dá discurso na sede do Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP, na sigla em turco) em Ancara, Turquia, 15 de maio de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 17.05.2023
Panorama internacional
Erdogan anuncia prorrogação do acordo de grãos do mar Negro por mais 2 meses e agradece a Putin

Turquia e ONU: negociando o acordo

A Turquia recebeu uma proposta da ONU sobre o trânsito de amônia russa pela Ucrânia, mas ainda não há clareza e consenso sobre o assunto, disse uma fonte familiarizada com as negociações do acordo de grãos à Sputnik, nesta quinta-feira.
"Sim, estamos familiarizados com a proposta, várias opções, possibilidades foram discutidas entre as partes. Mas não há clareza e consenso sobre esse assunto. Ou seja, não há nada específico que eu possa compartilhar", disse a fonte.
Ancara e ONU continuam trabalhando para remover os obstáculos à exportação de produtos agrícolas russos para os mercados mundiais, acrescentou a fonte.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала