- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

'Conflito ucraniano deve ser levado como sinal para os africanos', diz chanceler congolês

© AP Photo / Julia NikhinsonO ministro das Relações Exteriores da República do Congo, Jean-Claude Gakosso, discursa na 77ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, setembro de 2022
O ministro das Relações Exteriores da República do Congo, Jean-Claude Gakosso, discursa na 77ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, setembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 31.07.2023
Nos siga no
O conflito na Ucrânia deve ser levado como um sinal para a África renovar os mecanismos de desenvolvimento e se tornar um dos líderes econômicos do mundo, afirmou o ministro das Relações Exteriores da República do Congo, Jean-Claude Gakosso, em entrevista à Sputnik.
Comentando o fornecimento de grãos no contexto da situação na Ucrânia, o ministro observou que em vários países africanos estão tentando usar farinha de mandioca, painço e sorgo para fazer pão.
Assim, ele pediu que os países fossem incentivados a seguir esse caminho e que os governos financiassem a pesquisa e a inovação nessa área.

"O conflito russo-ucraniano deve ser levado como sinal para os africanos reverem os mecanismos de desenvolvimento e acelerarem o crescimento econômico no continente, e no longo prazo transformarem a África em um cluster econômico autossustentável e sustentável", disse Jean-Claude Gakosso.

Na opinião do diplomata congolês, a África está destinada a se tornar um dos principais atores da nova ordem econômica mundial que está sendo formada.
Ao mesmo tempo, de acordo com ele, a comunidade internacional deve apoiar a iniciativa de paz africana para resolver o conflito na Ucrânia.
A iniciativa de paz africana consiste em dez pontos. Eles incluem garantias de segurança, o livre transporte de grãos através do mar Negro, a libertação de prisioneiros de guerra e o início de negociações.

"Não vemos alternativa à paz. Dadas a perda de vidas e a destruição na Ucrânia, a comunidade internacional deve apoiar a iniciativa africana, um dos objetivos é enviar um sinal humanitário positivo", disse o diplomata congolês.

Anteriormente, o presidente russo, Vladimir Putin, enfatizou que um dos pontos da proposta de paz dos países africanos é o cessar-fogo. No entanto, é difícil que isso seja cumprido porque quem está atacando é o regime de Kiev.
Por sua vez, o porta-voz do presidente russo, Dmitry Peskov, disse que a Federação da Rússia preparou o seu projeto após a discussão da situação na Ucrânia na cúpula Rússia-África em São Petersburgo e o entregou à delegação da África do Sul, cujo presidente Cyril Ramaphosa foi um dos patrocinadores da iniciativa.
Presidente russo Vladimir Putin e o presidente sul-africano Cyril Ramaphosa durante a reunião, 17 de junho de 2023. - Sputnik Brasil, 1920, 18.06.2023
Operação militar especial russa
Especialista: iniciativa de paz africana mostra papel crescente dos países não ocidentais no mundo
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала