- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Ramaphosa: conflito ucraniano deve acabar em negociações, incluindo os princípios de não alinhamento

© Sputnik / Ramil SitdikovPresidente russo Vladimir Putin e o presidente sul-africano Cyril Ramaphosa durante a reunião, 17 de junho de 2023.
Presidente russo Vladimir Putin e o presidente sul-africano Cyril Ramaphosa durante a reunião, 17 de junho de 2023. - Sputnik Brasil, 1920, 19.06.2023
Nos siga no
A África do Sul acredita que o conflito na Ucrânia deve ser encerrado por meio de negociação e diplomacia, levando em conta os princípios básicos de não alinhamento com blocos militares, disse o presidente Cyril Ramaphosa após a visita de líderes africanos à Rússia e à Ucrânia.

"À medida que os compromissos com ambas as partes e com os líderes africanos continuam, esperamos que, conforme o processo avança, seja possível estabelecer uma base para a redução do conflito e para a negociação, as duas pré-condições cruciais para uma paz duradoura", disse o presidente sul-africano, citado pela Agência de Notícias do Governo da África do Sul.

Ele acrescentou que os líderes africanos, durante as visitas à Rússia e à Ucrânia, explicaram o impacto do conflito sobre as pessoas em seus países e acreditam que podem contribuir com os esforços internacionais para resolvê-lo.
Ele chamou novamente a missão dos líderes africanos de "histórica", pois foi "a primeira vez que os líderes africanos saíram em uma missão de paz fora do continente".
Presidente russo, Vladimir Putin recebe a delegação africana no Palácio de Constantino, na cidade russa de São Petersburgo, 17 de junho de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 17.06.2023
Panorama internacional
Putin: 'Rússia saúda a abordagem equilibrada dos países africanos sobre o conflito na Ucrânia'
Ramaphosa também notou que a recepção calorosa que teve tanto em Moscou quanto em Kiev é um sinal de que a proposta dos líderes africanos será levada a sério.

"Uma das principais conquistas da missão de paz foi a recepção positiva que recebemos de ambos os lados, o que consideramos encorajador e que nos dá motivos para otimismo de que as propostas serão levadas em consideração", disse ele.

O líder da África do Sul declarou ainda que a vida das pessoas é a principal prioridade para ele e para os outros líderes africanos e que "tudo deve ser feito" para acabar com as hostilidades.
No sábado (17), a delegação de líderes africanos realizou uma reunião com o presidente russo.
A delegação incluía o presidente sul-africano Cyril Ramaphosa, o presidente senegalês Macky Sall, o presidente de Comores e atual presidente da União Africana, Azali Assoumani, e o presidente zambiano Hakainde Hichilema.
Eles apresentaram uma iniciativa africana de resolução da crise ucraniana, composta por dez pontos, incluindo garantias de segurança, a liberdade de transporte de cereais através do mar Negro, a libertação de prisioneiros de guerra e o início das negociações o mais rápido possível.
Presidente russo Vladimir Putin e o presidente sul-africano Cyril Ramaphosa durante a reunião, 17 de junho de 2023. - Sputnik Brasil, 1920, 18.06.2023
Operação militar especial russa
Especialista: iniciativa de paz africana mostra papel crescente dos países não ocidentais no mundo
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала