- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Países Baixos prometem enviar F-16 para a Ucrânia durante visita surpresa de Zelensky, diz mídia

© AFP 2023 / Rob EngelaarO presidente ucraniano, Vladimir Zelensky (L), e o primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, dão uma coletiva de imprensa conjunta durante visita à Base Aérea de Eindhoven, 20 de agosto de 2023
O presidente ucraniano, Vladimir Zelensky (L), e o primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, dão uma coletiva de imprensa conjunta durante visita à Base Aérea de Eindhoven, 20 de agosto de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 20.08.2023
Nos siga no
Com os Países Baixos e a Dinamarca liderando a coalizão para treinar pilotos ucranianos a operar caças F-16, o presidente ucraniano tem realizado uma nova rodada de negociações com aliados para o recebimento de armas.
De acordo com a Bloomberg, o primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, prometeu enviar caças F-16 para a Ucrânia durante uma visita surpresa do presidente Vladimir Zelensky ao país neste domingo (20).
Depois de receber um sinal positivo dos EUA para transferir as aeronaves, a Dinamarca e os Países Baixos vão enviar os caças para a Ucrânia assim que os pilotos forem treinados para sua operação, disse Rutte.
"Não posso dar o número exato, mas ainda temos 42 em estoque aqui nos Países Baixos", disse o primeiro-ministro holandês em entrevista coletiva conjunta com Zelensky neste domingo. Quando questionado se a Ucrânia pode receber os caças já em setembro, o premiê disse ser impossível.
Dinamarca e Países Baixos — que lideram a coalizão para treinar pilotos ucranianos — disseram ainda na sexta-feira (18) que receberam uma carta do secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, autorizando as entregas.
Zelensky visitou a Suécia no sábado (19) para iniciar uma nova rodada de negociações com aliados sobre sistemas de armas que podem fortalecer as defesas do país em uma tentativa desesperada de mudar os rumos da lenta e fracassada contraofensiva de Kiev no conflito com Rússia.
"Não sei dizer quantos pilotos – não para surpreender a Rússia, para que eles não possam se preparar para isso", disse Zelensky. "Há uma decisão política: sabemos quantas aeronaves podemos usar, precisamos preparar a infraestrutura e nossos militares trabalharão nisso."
Dos 42 caças F-16 dos Países Baixos, 24 estão sendo usados ​​e não poderiam ser enviados para a Ucrânia até meados de 2024. As autoridades dinamarquesas ainda não disseram quando vão poder enviar as aeronaves.
No espaço aéreo de Vilnius, na Lituânia, caças F-16 poloneses durante missão da OTAN, em 25 de janeiro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 17.08.2023
Panorama internacional
Afinal, Ucrânia não vai receber caças F-16 este ano, diz porta-voz da Força Aérea
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала